6 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispo pede resolver pacificamente problema de terras na Bolívia

O Arcebispo de Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, pediu ao Governo e aos camponeses que ocuparam pela força quatro fazendas, procurar uma saída pacífica para evitar maior violência.

O fato ocorreu no passado fim de semana, quando 200 camponeses pertencentes ao Movimento Sem Terra (MST), ingressaram pela força aos latifúndios Novo Horizonte, Posto Miriam, Ilha Os Andes, e Grupo Portachuelo; todos localizados em Santa Rosa de Sara. Durante os enfrentamentos resultaram feridos peloo menos seis colonos.

“Este é um problema de faz tempo e deverá ser solucionado, a violência nunca consegue nada, espero que o diálogo consiga logo o que precisamos”, expressou o Cardeal. Do mesmo modo, pediu que “a calma volte e que tudo se solucione pelo diálogo.

Os camponeses argumentam que os proprietários das fazendas ocuparam ditos terrenos ilegalmente. Por sua parte, o vice-presidente da Câmara Agropecuária do Oriente, Mauricio Rocha, acusou ao Movimento Ao Socialismo (MAS), do candidato presidencial de esquerda, Evo Morais, de estar por trás destes fatos violentos.

Segundo as últimas informações, o Ministério Público deverá decidir se autoriza despejar pela força aos camponeses.

“Sabemos que a Prefeitura e a Fiscalia intervirão, estamos preocupados porque o Governo decidiu tomar uma ação que poderia provocar violência”, declarou o presidente do Comitê Cívico de Santa Rosa, Daniel Vespa, a uma rádio local.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar