27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Erguem uma réplica da estátua de Nossa Senhora destruída há mais de 100 anos

Réplica de imagem mariana na República Tcheca. Crédito: Petr Šálek (CC BY-SA 4.0)

Uma estátua histórica de Nossa Senhora, destruída por uma multidão há mais de 100 anos, foi reproduzida e colocada no local original onde ficava a Cidade Velha de Praga (República Tcheca).

Em 4 de junho, a réplica exata de uma estátua de Nossa Senhora do século XVII foi colocada no seu local original: a Praça da Cidade Velha de Praga, República Tcheca. Em 3 de novembro de 1918, a imagem mariana coroada com estrelas e a coluna de 52 pés sobre a qual estava foram derrubadas por uma multidão de homens violentos liderados pela escritora Franta Sauer.

Conseguiram fazer a réplica graças ao esforço de uma associação de historiadores, artistas e católicos que trabalhou por mais de 30 anos para recriar a imagem e obter a permissão da cidade para retornar a coluna mariana ao seu lugar histórico.

"A coluna mariana", como é chamada, foi erguida na praça tcheca acompanhada pelo "canto de músicas marianas, pelo som dos sinos da torre da Mãe de Deus localizada em frente a Týn [Igreja] e pelos aplausos das pessoas presentes", disse Karel Kavička, co-fundador da Sociedade para a Restauração da Coluna Mariana na Praça da Cidade Velha de Praga, à CNA, agência em inglês do Grupo ACI.

Kavička, que tem formação em Filosofia e Teologia e está escrevendo um livro sobre a história e a restauração da coluna mariana, assinalou que, durante o evento, os católicos tchecos expressaram sua alegria pela colocação da estátua, mas também muitos protestantes e não fiéis, que apoiaram o projeto por sua importância histórica e artística.

A Sociedade para a Restauração da Coluna Mariana na Praça da Cidade Velha de Praga foi criada em abril de 1990, "imediatamente após a queda do regime comunista totalitário".

"Seguimos as iniciativas de nossos antepassados, que quiseram restaurar a coluna imediatamente após a demolição", disse Kavička. "Essas atividades foram interrompidas pela ocupação nazista, pela Segunda Guerra Mundial e depois pelo regime comunista. Prometemos a nós mesmos que nossa iniciativa seria a última a cumprir os desejos de muitas gerações", acrescentou.

Para Kavička, devido à história de seu país, a reconstrução da coluna mariana representa "uma oportunidade de paz com a esperança de um futuro melhor". "Desde o início, nos esforçamos para tornar esse pilar um símbolo de reconciliação. Quem pode ser um símbolo de paz melhor do que a Virgem Maria?" disse.

A estátua de Maria, agora restaurada e localizada na Praça da Cidade Velha de Praga, não é a única desse tipo na República Tcheca. Em todo o país, existem "dezenas de colunas marianas nas praças de muitas cidades", observou Kavička.

Essas estátuas do período barroco e, em alguns casos, do Renascimento, "foram construídas pelos cidadãos e representantes dessas cidades para agradecer por sua proteção em tempos de epidemias e pragas ou para agradecer à Virgem Maria", acrescentou.

A estátua foi originalmente construída e erguida pelo imperador Habsburgo Fernando III, após o fim da Guerra dos Trinta Anos, em 1648, em ação de graças pelo fim do cerco do exército sueco a Praga.

"O povo de Praga" quis a estátua original e "pressionou o imperador Habsburgo Fernando III a permitir que fosse erguida", disse à BBC Jan Bradna, escultor e membro da Sociedade.

Kavička explicou que após o colapso do Império Austro-Húngaro Católico, a estátua da Virgem Maria "foi apresentada como um símbolo político, um símbolo da escravidão da nação". Depois que a Tchecoslováquia foi estabelecida como uma república independente, em 1918, a Igreja Católica foi associada à monarquia caída e foi difamada, acrescentou.

A isso juntou-se a Segunda Guerra Mundial e 40 anos de regime comunista, razão pela qual, desde então, os crentes cristãos são uma minoria na República Tcheca, que é um país com maioria ateia.

"O povo realmente não odiava a estátua", disse Petr Vana, o homem que esculpiu a réplica da estátua mariana, à BBC. Ele explicou que a derrubada da estátua original ocorreu devido a um tumulto que Sauer provocou em um pub.

Kavička disse à CNA que não tinha provas de que Franta Sauer fosse católica, mas é possível que realmente tenha sido, em parte porque morreu em um mosteiro católico. Do mesmo  modo, assinalou que existe a crença de que o final da vida de Sauer é contado em "The Prague Legend", um poema de base histórica do poeta e dramaturgo tcheco Václav Renč.

No poema se conta a história do colapso da estátua mariana, dirigida por um jovem artista entusiasta e boêmio chamado Oskar. O poema relata o remorso de Oskar por suas ações e conta que, no leito de morte, em um hospital administrado por irmãs católicas, recebeu uma visão de Nossa Senhora e teve uma conversão de coração.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar