28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Picham Catedral de São Patrício em Nova York em protesto por morte de George Floyd

Catedral de São Patrício em Nova York. Crédito: Flick Juan Sáez (CC-BY-SA-2.0)

No fim de semana, desconhecidos picharam a Catedral de São Patrício, em Nova York (Estados Unidos), após a morte do afro-americano George Floyd em Minneapolis.

 

Segundo informa o New York Post, desconhecidos fizeram pichações com insultos e algumas frases como "No justice no Peace" (Sem justiça não há paz) e "BLM" (Black Lives Matter – As vidas negras importam) e também escreveram o nome de Floyd.

Acredita-se que as pichações tenham sido feitas por volta das 18h30 do sábado, 30 de maio, em meio aos protestos na cidade pela morte de Floyd. A polícia no local preferiu não comentar o que aconteceu.

Embora a Arquidiocese de Nova York ainda não tenha se pronunciado sobre a pichação, somou-se a uma declaração inter-religiosa sobre a morte de Floyd, publicada no domingo, 31 de maio.

"Esse tratamento desumano de um ser humano requer uma resposta coletiva de todas as pessoas de consciência. A busca pela justiça é fundamental em nossas tradições religiosas e é por isso que declaramos juntos que toda vida é sagrada e que todas as pessoas são iguais perante a lei em uma sociedade democrática", indica o texto assinado pelo Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova York; e pelos membros da Comissão de Líderes Religiosos (CORL).

Na declaração, os líderes oferecem suas orações de cura e expressam seu respeito por aqueles que querem honrar a memória de Floyd. Além disso, recordaram que a família da vítima indicou que "a violência distrai a força da nossa voz coletiva".

O texto também destaca que "precisamos pensar seriamente e agir com firmeza enquanto trabalhamos em conjunto com todos os membros da nossa comunidade para encontrar a cura para o ódio humano".

Vários vídeos mostram que, em 25 de maio, um grupo de policiais de Minneapolis prendeu e agrediu Floyd, um afro-americano de 46 anos, acusando-o de ter usado uma nota falsa de 20 dólares em uma loja local e de resistir à autoridade.

Um dos agentes, que atualmente está preso e acusado de assassinato em terceiro grau e homicídio culposo (involuntário), manteve seus joelhos por vários minutos no pescoço de Floyd. O homem perdeu a consciência e foi levado por paramédicos a um hospital, onde foi declarado morto.

Em 26 de maio, os quatro policiais envolvidos foram demitidos e estão sob investigação do FBI.

Os protestos deixaram dezenas de feridos e mortos, incluindo um policial e dois manifestantes.

Em um esforço para conter os protestos, foram decretados toques de recolher em mais de 20 cidades dos Estados Unidos, enquanto a Guarda Nacional foi implantada em mais de uma dúzia de estados e em Washington, DC.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar