28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Restituem as cruzes da Basílica de Luján na Argentina

As duas cruzes da Basílica de Nossa Senhora de Luján, faltantes depois da queda de uma delas em junho de 2000, foram restituídas em suas respectivas torres ante o aplauso de centenas de fiéis e vizinhos da cidade.

Com o bater dos sinos dos templos vizinhos, empregados do estaleiro Rio Santiago de Luján colocaram a primeira das cruzes nesta torre. Em tanto que a segunda se colocou na torre oeste umas horas mais tarde. As réplicas de 9 metros de alto por 4,80 de largura, pesam mil e 400 quilogramas cada uma e foram realizadas por sessenta operários que doaram mil horas de trabalho.

Como bem se lembra, em 13 de junho de 2000, uma das cruzes que levava a imagem da Virgem e estava na torre leste da Basílica desabou sem provocar feridos. Em tanto, a da torre oeste -com o monograma de Maria- foi retirada por prevenção uma semana depois, dado que tinha-se quebrado e podia cair.

O Arcebispo de Mercedes-Luján, Dom Rubén Di Monte, assinalou que “as cruzes nos recordam as que levamos pessoalmente e como país, mas a cruz pela qual Cristo nos redimiu não esmaga porque é um instrumento de redenção”.

Por sua parte, o governador da província de Buenos Aires, Felipe Solá, assegurou que as cruzes constituem “a esperança do país posta na Virgem de Luján”, e recordou que esta advocação Mariana “está profundamente associada com a Nação Argentina”.

1925 e 1927

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar