29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa pergunta: “Com qual medida meço os outros? Assim serie medido”

Papa Francisco durante a Missa na Casa Santa Marta. | Vatican Media

"Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos". O Papa Francisco sublinhou essas palavras de Jesus, do Evangelho de São Marcos, e refletiu sobre elas durante a Missa celebrada nesta quinta-feira, 30 de janeiro, na Casa Santa Marta.

O Pontífice convidou a se perguntar: "Com qual medida eu meço os outros? Com qual medida meço a mim mesmo? É uma medida generosa, repleta do amor de Deus ou é uma medida rasa? E com aquela medida eu serei julgado, não será outra: com aquela, aquela que eu faço".

"Qual é o nível em que coloquei a minha trave? Coloquei no alto? Devemos pensar nisso. E isso o vemos não só nas coisas boas ou más que fazemos, mas no estilo contínuo de vida".

O Santo Padre chamou a atenção sobre o fato de que "cada um de nós tem um modo de medir a si mesmo, as coisas e os outros". Esse modo de medir será o mesmo que o Senhor empregará, disse o Papa: quem mede com egoísmo, assim será medido; quem não tem piedade será julgado do mesmo modo, isto é, "sem piedade".

Francisco continuou: "E como cristão eu me pergunto qual é a medida de referência, a medida de comparação para saber se estou num nível cristão, um nível que Jesus quer? É a capacidade de me humilhar, é a capacidade de sofrer as humilhações. Um cristão que não é capaz de carregar consigo as humilhações da vida, lhe falta algo. É um cristão de verniz ou de interesse".

Se se julga com "uma medida cristã, que segue Jesus no seu caminho, (com) a mesma serei julgado, com muita, muita, muita piedade, com muita compaixão, com muita misericórdia".

Pelo contrário, "se a minha medida é mundana e só uso a fé cristã – sim, faço, vou à missa, mas vivo como mundano – serei medido com esta medida".

"Peçamos ao Senhor a graça de viver de modo cristão e, sobretudo, de não ter medo da cruz, das humilhações, porque este é o caminho que Ele escolheu para nos salvar e isto é o que garante que a minha medida é cristã: a capacidade de carregar a cruz, a capacidade de sofrer alguma humilhação", concluiu o Papa Francisco.

A seguir, o Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

São Marcos 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21"Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". 24Jesus dizia ainda: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar