29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Esta é Janina, assassinada por seu amor ao Rosário na União Soviética

Rosário, Santo Rosário, Terço, testemunho, Testemunhos, Ucrania, União Soviética, URSS

Janina Jandulska era uma mulher ucraniana com deficiência que aos 30 anos organizou um grupo para rezar o Rosário, mas em 1937 foi presa e acusada pela União Soviética de dirigir uma organização política subversiva, o que finalmente lhe custaria a própria vida.

'National Catholic Register' recolheu, em 2017, a história desta mulher católica da Ucrânia, um país que, depois da Revolução Bolchevique de 1917 começou a fazer parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Naquela época, o ditador Josef Stalin e as autoridades comunistas tinham assumido o antigo Império russo. Quando estavam fortes no poder, perseguiram todos os cristãos que viviam em seu território.

Em 1937, Janina Jandulska vivia com a sua mãe na vila ucraniana de Wierzboviec e, assim como muitas pessoas em sua aldeia, começou a fazer parte de um grupo de oração chamado Rosário Vivo.

Estes tipos de grupos organizados por leigos, que ajudaram a ensinar o catecismo aos jovens e proporcionaram apoio espiritual e moral a muitos católicos, passaram a surgir logo depois que a URSS começou a fechar os seminários e prender os sacerdotes.

Apesar dos riscos, Janina aceitou ser anfitriã de uma das reuniões do Rosário Vivo em sua casa. Entretanto, um oficial comunista foi alertado sobre este acontecimento e informou às autoridades.

Quando a polícia chegou à casa de Janina, ela foi presa e o promotor fez algumas perguntas para ela. A seguir, a descrição:

- "Você é encarregada do Rosário?"

- "Sim, eu sou a encarregada do Rosário Vivo. Mas não é uma organização, simplesmente rezamos a Deus".

- "Quantas pessoas estão ai?"

- "Quinze".

- "Quinze! E você diz que não é uma organização. Quem te recrutou e quem te enviou literatura?"

O promotor não aceitou a resposta de Janina quando disse que o Rosário Vivo simplesmente se reunia para rezar a Deus. Então ele afirmou:

- "Mas Deus não existe!"

- "Para você, Deus não existe, mas para nós Deus existe".

O promotor olhou para a mulher com deficiência na frente dele e assinalou:

- "Mas agora você está aqui (então) quem te substituirá?".

- "Alguém que acredita em Deus", respondeu Janina.

Pouco tempo depois, avisaram para a mãe de Janina que a sua filha estava morta. A causa da morte foi falsamente definida como uma "infecção hepática", entretanto, mais tarde descobriram que tinham atirado na cabeça dela.

Atualmente, na aldeia de Wierzboviec existe uma humilde igreja católica e dentro do templo há uma foto de Janina, onde ainda se reza e recorda-se dela.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar