29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Ritual indígena nos Jardins Vaticanos foi uma cerimônia pagã? Responde autoridade vaticana

Uma imagem do ritual realizado nos Jardins do Vaticano. Crédito: Daniel Ibáñez | ACI Prensa

O Prefeito do dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, explicou em que consistiu a cerimônia realizada no último dia 4 de outubro nos Jardins do Vaticano na presença do Papa Francisco, que alguns descreveram como um o ritual conhecido na América do Sul como "pagamento à terra" ou "retribuição à terra".

"A cerimônia dos jardins foi transmitida ao vivo, vocês assistiram e portanto vimos do que se tratava. Tratou-se de plantar uma árvore nos jardins, uma oração. O Papa recitou o Pai-Nosso. Nada mais e nada menos que uma oração do dia de São Francisco", disse Ruffini na coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 17 de outubro, na Sala Stampa do Vaticano.

O evento, acrescentou Ruffini, foi "uma oração na qual se cantaram e se repetiram os louvores de São Francisco à criação. Não foi nada mais nem nada menos que isto. Era tão transparente que foi transmitida ao vivo".

Em 4 de outubro o Papa Francisco plantou uma árvore de Assis nos Jardins Vaticanos. Os organizadores do evento foram a Rede Eclesiástica Panamazônica (REPAM), o Movimento Católico Mundial pelo Clima e a Ordem dos Franciscanos Menores.

O ritual, que não foi explicado pelos organizadores, foi descrito por alguns como um "pagamento à terra", uma cerimônia indígena que se realiza em alguns países da América Latina, em que se agradece à "mãe terra" por seus frutos ou lhe faz algum pedido. Em geral, este não contém elementos da fé cristã.

Durante o ritual, alguns participantes presentearam três objetos ao Santo Padre: um colar, uma imagem amazônica de uma mulher nua grávida e um anel negro que parece ser o anel de tucum, que segundo o Bispo brasileiro Amaury Castanho, tornou-se um sinal do compromisso com a teologia da libertação. Logo depois que o colocaram, o Papa tentou cobri-lo com a outra mão, retirando-o em seguida.

Em 16 de outubro, Ruffini disse em uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Vaticano que a imagem da mulher nua não representa a Virgem Maria, simplesmente representava a vida.

Na cerimônia de 4 de outubro estava previsto que o Santo Padre pronunciasse um discurso, mas preferiu não fazê-lo e dirigiu o Pai-Nosso com os presentes.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar