27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Religiões monoteístas na Argentina assinam declaração conjunta contra terrorismo

Os representantes das três religiões monoteístas presentes na cidade de Buenos Aires assinaram na terça-feira de manhã uma declaração conjunta contra "toda forma de fundamentalismo e terrorismo".

O documento foi assinado na Cúria Arquidiocesana de Buenos Aires pelo Arcebispo local, Cardeal Jorge Bergoglio; o primeiro Vice-presidente da DAIA, Leão Cohen Bello; o Presidente da AMIA, Luis Grynwald (ambos os judeus); e o Presidente do Centro Islâmico, Omal Helal Massud.

A apresentação da declaração esteve a cargo do porta-voz do Arcebispado, Paidre Guillermo Marco, quem assegurou que os "atos violentos" são perpetrados por "indivíduos e nada, embora relacionem, tem a ver com as religiões que representamos".

"Queremos trabalhar pelo bem comum e condenar tudo o que produz terror e destrói. Contra todo terrorismo, tanto o imperial como o estrutural", sublinhou o Cardeal Bergoglio.

Cohen Bello assinalou que este é "um exercício de militância pela vida"; enquanto que Massud esclareceu que "o Islã não é terrorismo, mas sim uma religião de paz".

Ao final da cerimônia, o Cardeal Bergoglio pediu orar em silencio pelas vítimas dos atentados terroristas na Argentina e pelo "tão estimado e querido" Adel Made, do Centro Islâmico, que morreu há uma semana e obrigou a pospor a assinatura deste texto inter-religioso.

"Todas as comunidades presentes na Cidade de Buenos Aires, queremos viver assim. Agradeço e me sinto honrado por sua presença nesta casa. Esta é a casa de todos", assinalou o Cardeal, dirigindo-se a outros representantes religiosos.

Também o rubricaram o presbítero Marco, o rabino Daniel Goldman, da comunidade Bet-El; e Omar Abboud, do Centro Islâmico, em seu caráter de redatores do documento conjunto.

O documento assinala que "como uma amostra mais de nossa vocação religiosa comprometida com os mais altos valores do espírito humano relacionados com a paz", os assinantes ratificam "nossa vontade de rechaçar qualquer forma de terrorismo e fundamentalismo".

O terrorismo "é imperdoável desde todas as doutrinas monoteístas que brigam –em seus conceitos e práticas essenciais– por criar um mundo de harmonia"; diz o documento. "A visão religiosa da vida tende a libertar o homem enquanto que o terrorismo a escravizaao medo", adiciona.

Os assinantes se comprometem, mediante o documento, a seguir trabalhando, entre outras coisas, na:

- A educação centrada nos aspectos humanos que fomentem o compromisso diário pela paz e a convivência.

- A aprofundamento do diálogo inter-religioso como elemento de convocatória ao trabalho em valores.

- Repudiar e condenar desde nossas crenças qualquer manifestação de violência que traga consigo a perda irreparável da vida.

- Criar uma comissão destinada ao estudo e prevenção das causas que geram o terrorismo e o fundamentalismo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar