4 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Assim Igreja do mundo inteiro será consultada sobre documento da reforma da Cúria

Reunião do Conselho de Cardeais em uma foto de arquivo. | Vatican Media

O Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria Vaticana ofereceu mais detalhes sobre como fará a consulta a toda a Igreja sobre o rascunho da Constituição Apostólica Praedicate evangelium, com a qual estabelecerá esta reforma.

Para fazer essa consulta, que já tinha sido anunciada na reunião do Conselho em setembro, o projeto da Constituição Apostólica será enviado aos presidentes das Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais, aos Dicastérios da Cúria Romana, às Conferências de Superiores e Superioras Maiores e a algumas Universidades Pontifícias para que enviem suas observações e sugestões.

Além disso, o Conselho de Cardeais lembrou que sua função não termina com a publicação da Constituição Apostólica, já que sua missão é ajudar o Papa no governo da Igreja universal e, portanto, seus trabalhos podem ir além da reforma da Cúria.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, durante um encontro com os meios de comunicação credenciados junto à Santa Sé, o Conselho de Cardeais, que se reuniu de segunda-feira, 8 de abril, a quarta-feira, 10 de abril, debateu qual será o procedimento para esta consulta.

Como observou o Diretor da Sala de Imprensa, nesta 29ª reunião do Conselho de Cardeais, participaram: o Cardeal Pietro Parolin, o Cardeal Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga, o Cardeal Reinhard Marx, o Cardeal Seán Patrick O'Malley, o Cardeal Giuseppe Bertello e o Cardeal Oswald Gracias.

Também estiveram presentes o secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, e o Secretário Adjunto, Dom Marco Mellino.

Por sua parte, como de costume, o Papa Francisco esteve presente em todas as sessões, exceto na manhã desta quarta-feira, pois presidiu a Audiência Geral na Praça de São Pedro.

As sessões de trabalho foram realizadas das 9h às 12h30 e das 16h30 às 19h. Além da consulta mundial do documento sobre a reforma da Cúria, outros temas também foram discutidos, como a orientação missionária que a Cúria deverá assumir cada vez mais à luz da nova Constituição Apostólica; o compromisso de fortalecer o processo de sinodalidade na Igreja em todos os níveis; a necessidade de uma maior presença das mulheres nos cargos de direção dos organismos da Santa Sé.

Por outro lado, Gisotti destacou a intervenção do Cardeal Seán Patrick O'Malley na terça-feira, 9 de abril, que falou para o Papa e para o Conselho sobre o trabalho da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, desenvolvido na semana passada.

O Cardeal O'Malley agradeceu ao Papa Francisco pelo encontro realizado no Vaticano em fevereiro deste ano sobre a proteção de menores na Igreja, e pela recente publicação das normas para o Estado da Cidade do Vaticano, que reforçam o compromisso da Igreja contra todas as formas de abuso contra menores e adultos vulneráveis.           

Alessandro Gisotti também anunciou que a próxima reunião do Conselho dos Cardeais será realizada nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2019.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar