27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Detento que sonha em ser chef expressou seus sonhos de esperança ao Papa Francisco

Papa Francisco no Centro Correcional de Menores ‘Las Garzas’ de Pacora | Flickr JMJ Panamá

No dia 25 de janeiro, durante a visita Centro Correcional de Menores 'Las Garzas' de Pacora (Panamá), o Papa Francisco escutou a mensagem motivadora de Luis Óscar Martínez, um jovem detento.

Luis, de 21 anos cresceu sem pai e sua mãe teve que cria-lo sozinha junto com seus dois irmãos. "Quando ia crescendo, sentia que algo me faltava, que havia um vazio dentro de mim. Hoje sei que este vazio que faltava era a voz de um pai que me guiasse com amor", expressou o jovem.

Em 2015 a vida de Luis sofreu uma reviravolta, pois "Deus tocou o meu coração e tomei a decisão de aceitar Cristo como meu Senhor e Salvador. Neste dia eu voltei a ter um papai", assegurou.

Entretanto, um ano depois Luis cometeu um crime que o levou à prisão. Pensou que "tudo tinha acabado" até que uma noite "algo" lhe disse que não estava tudo acabado, que seu "propósito é grande".

"Neste momento entendi que meu Pai Deus estava comigo e que se estou neste momento falando com vocês é pela graça e amor de Deus, meu Cristo amado", expressou o jovem.

Em seu relato, Luis manifestou que se sente "agradecido, pois colocou aquelas pessoas no meu caminho para me ajudarem a terminar meus estudos na escola e conseguir esta mudança em minha vida".

Luis sonha com ser chef internacional e técnico em refrigeração especializada e desta forma dar alegria à sua mãe e voltar à comunhão perdida com a família.

Também agradeceu ao Papa Francisco que, como "servidor de Nosso Senhor Jesus", entregou seu tempo para escutá-lo. "Não tenho palavras para descrever a liberdade que sinto neste momento", concluiu.

Luis Óscar Martínez, que representou os 185 jovens do centro correcional, cumprimentou brevemente o Santo Padre e depois o Papa dirigiu algumas palavras aos internos da prisão, durante as quais respondeu ao Luis dizendo que o Senhor está sempre presente.

"Tu fazes parte da minha família e não posso abandonar-te às intempéries. Isso é o que Deus nos diz a cada um de nós. Tu fazes parte da minha família e não vou te deixar jogado na sarjeta", expressou o Papa.

"Não posso perder-te pelo caminho, estou contigo aqui. Aqui? Sim, aqui. Nasce de ter sentido – como partilhaste tu, Luís – que, naqueles momentos em que tudo parecia ter acabado, algo te disse: Não! Não está tudo acabado, porque tens uma finalidade grande que te permite entender que Deus Pai estava e está com todos nós e nos dá pessoas para caminhar conosco e ajudar-nos a alcançar novas metas", enfatizou.

Ao terminar o discurso o Santo Padre presidiu uma liturgia privada com os internos e dedicou uns minutos para atender a confissão de cinco jovens.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar