29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Governo entrega Catedral restaurada que será consagrada pelo Papa na JMJ Panamá 2019

Restauração da Basílica de Santa Maria la Antigua, Primaz em terra firme do continente americano | Governo do Panamá

Depois de alguns meses de restauração, o governo do Panamá entregou oficialmente na última sexta-feira, a Basílica de Santa Maria la Antigua, Primaz em terra firme do continente americano, que o Papa Francisco consagrará durante a sua visita em janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No sábado, 24 de novembro, a Catedral abriu as suas portas das 6h até 18h e foi apresentada pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa. No domingo, 25, foi fechada novamente, por dois meses, para que acabem de instalar todo o equipamento.

Às 8h, Dom Ulloa deu as boas vindas aos visitantes e logo depois abençoou os sinos do templo.

"Convido-os com alegria a visitar e tomar posse da sua catedral, depois de permanecer vários anos fechada. Em meio às dificuldades, encontramo-la mais bonita e mais acolhedora. A Arquidiocese, com a ajuda de todos, tentará terminar os detalhes, embora para isso tenhamos mais vontade do que recursos econômicos", disse o Arcebispo do Panamá à imprensa.

Ele também expressou sua gratidão "a Deus por este templo, sinal da memória e da caminhada de seu povo".

"Este templo é um lugar de encontro da nossa fé, a casa de todos, uma expressão da nossa unidade em Cristo e também a sede dos herdeiros dos apóstolos, onde cumprimos o mandato evangélico de dar testemunho de Cristo, de levá-lo ao coração de cada pessoa", assinalou Dom Ulloa.

A restauração da Catedral, segundo dados do governo, ultrapassou 12 milhões de dólares e durou aproximadamente dois anos.

Domingo Varela, engenheiro responsável pelas obras de restauração, explicou em uma entrevista que a obra principal foi a instalação de "um novo piso com ladrilhos de mármore, com uma escavação especial para o ar condicionado, além de todo a fiação elétrica".

Além disso, o teto da Catedral, que data de uma intervenção em 1933, "foi mantido e totalmente restaurado, e acrescentaram um sistema de ventilação para a entrada de ar, a fim de diminuir o aquecimento".

Além disso, "construíram três portas automáticas na entrada do templo, o que permite a entrada das pessoas. Esse mesmo sistema impede a saída do ar condicionado", afirmou.

Varela informou ainda que construíram uma nova varanda onde ficará o coro e onde será colocado um novo órgão.

As escadas de acesso aos campanários também foram reformadas, assim como a instalação de um elevador.

"A porta principal e o altar ou retábulo principal foram restaurados, no último colocaram alguns degraus a fim de oferecer uma maior amplitude. Do lado de fora, as obras incluem os telhados, as fachadas e as torres dos campanários", concluiu Varela.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar