5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cardeal Ratzinger objetou saga do Harry Potter

Uma agência informativa difundiu duas cartas do ano 2003, escritas em alemão pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, com suas reservas às novelas da saga do Harry Potter.

A agência LifeSiteNews.com difundiu as reservas do então Cardeal quando falta muito pouco para que se publique a sexta entrega da série do J.K. Rowling, titulada “Harry Potter and the Half-Blood Prince”.

O então Cardeal Ratzinger enviou em março de 2003 uma carta à escritora Gabriele Kuby, em que lhe agradecia pela publicação de seu livro Harry Potter – gut oder böse (Harry Poter - Bom ou mau?). Na missiva, o então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé afirmou que a saga “contém seduções ligeiras, que atuam sem que alguém se dê conta, gerando sérias distorções do cristianismo na alma, antes de que esta possa crescer adequadamente”, considerando que o público dos livros é maioritariamente infantil e juvenil. Além disso, pede-lhe que envie uma cópia de seu livro ao Padre Peter Fleedwood do Pontifício Conselho para a Cultura.

Em seu livro, Kuby assinala que os livros do Harry Potter corrompem os corações dos jovens, e não lhes permite desenvolver um adequado sentido do bem e do mal, danificando assim sua relação com Deus durante os anos da infância.

LifeSiteNews.com também informou que a impressão geral que existia no público da aprovação vaticana, deu-se por uma errada interpretação das declarações do Pe. Fleedwood, quem em uma conferência de imprensa sobre a corrente New Age, celebrada no Vaticano em abril de 2003, respondeu com uma opinião positiva a uma pergunta de um repórter sobre os livros do Harry Potter.

As manchetes, que deram a volta ao mundo e alagaram todos os meios de comunicação, exageraram as palavras do sacerdote e as adjudicaram ao próprio Pontífice: “O Papa aprova a Potter”, publicou o Toronto Star do Canadá; “O Papa respalda os livros de Potter”, disse a BBC de Londres; o Chicago Sun Times titulou a notícia como “Harry Potter está bem para o Pontífice”; e CNN da Ásia resenhou “Vaticano: Harry Potter está bem para nós”.

Em uma segunda missiva, o atual Santo Padre autorizou a Kuby a difundir as opiniões que verteu na primeira carta.

Para ver as cartas em alemão, pode visitar os seguintes links:

http://www.lifesite.net/ldn/2005_docs/ratzingerletter.pdf

http://www.lifesite.net/ldn/2005_docs/ratzingerpermission.pdf

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar