29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Atentado contra Maduro: É lícito procurar sua morte? Padre Fortea responde

Nicolás Maduro. | Site President of Russia / Padre José Antonio Fortea.

Em meio às notícias sobre o ataque frustrado que teria sofrido o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o famoso teólogo espanhol José Antonio Fortea se pronunciou sobre se um magnicídio é moralmente lícito para acabar com uma ditadura.

Segundo as autoridades venezuelanas, no último dia 4 de agosto, dois drones carregados de explosivos estouraram enquanto Maduro fazia uma mensagem pelos 81 anos da fundação da Guarda Nacional Bolivariana, em Caracas.

Para o governo venezuelano, tratou-se de "terrorismo e magnicídio em grau de frustração", e as autoridades asseguraram que identificaram que realizou as explosões, supostamente ligados à "extrema direita" venezuelana e colombiana.  

Diante da suposta tentativa de acabar com a vida de Maduro, que sucedeu Hugo Chávez no poder em 2013, o Pe. Fortea assinalou que "alguns, de uma maneira teórica, se perguntaram se o magnicídio não seria lícito".

Em declarações ao Grupo ACI, o sacerdote assinalou que, "depois de anos pensando sobre este tema, darei a minha opinião. Eu não quero apresentar estas linhas como a doutrina da Igreja, mas como uma opinião; fundada e muito refletida, mas é uma opinião".

Para Pe. Fortea "o magnicídio não é lícito. O magnicídio nunca é lícito. A primeira razão é a mais fraca, embora seja a que normalmente é dada em diversas ocasiões: matar Hitler, talvez só tivesse deixado que outro fanático chegasse ao poder".

"A mesma coisa podemos dizer sobre o assassinato de Stalin ou de Mao. Depois de derramar esse sangue, se tem certeza de que será útil para algo ou para nada?".

"Para mim, a segunda razão parece mais poderosa: a sacralidade da vida humana. É lícito bombardear Hiroshima para acabar antes com uma guerra? É lícito matar cerca de 100.000 civis (vítimas de Hiroshima) para salvar outras? É lícito assassinar o inocente para ter um bem muito grande? A resposta é não", assegurou.

O sacerdote assinalou que "os pagãos que veem tudo sob o prisma do pragmatismo responderão sem dúvidas que sim. Mas os seguidores de um Ser Infinito que consideram que cada ser humano é um filho de Deus responderão que não".

O famoso teólogo espanhol recordou que "os moralistas no passado tinham duas posições: a 'davizista' e a 'jezabelista'. A primeira expressa a relação entre Davi e o rei Saul. A segunda expressa a relação entre o profeta Eliseu e a rainha Jezabel, que foi ordenada pelo profeta a ser retirada do trono à força".

Para os "davizistas", que "condenavam o magnicídio como um pecado muito grave considerado uma das maiores violações da ordem", um governante "deveria ser removido de um modo ordenado e de acordo com os requisitos da lei escrita ou não. E mais ainda se o governante estivesse ungido por um ritual de coroação".

Por sua parte, os "jezabelistas" valorizavam "friamente os prós e contras, e tiravam uma conclusão pragmática, mas justa, segundo eles".

"A ordem social, afinal, era um meio para um fim: o bem da comunidade humana. Se esse meio era subvertido até se tornar uma fonte de desordem grave, era lícito remover a fonte do distúrbio gravíssimo", explicou.

Enquanto "na ordem medieval a posição predominante era davizista", disse, recordou que "a partir do desenvolvimento renascentista do Direito, vai abrindo caminho, entre os moralistas, a possibilidade de considerar a licitude da posição jezabelista".

"Atualmente, propõe-se este tema com tanta crueldade como nos séculos passados. O assassinato de Kim Jong-un, de Nicolás Maduro, de certos ditadores africanos seria lícito? Seria lícito eliminar uma pessoa para libertar um povo?".

Pe. Fortea indicou que, "no prisma pagão e pragmático, uma guerra preventiva e a tortura também são lícitos. Tudo se torna um peso de prós e contras. Se a CIA estivesse nas mãos deste tipo de sujeitos (graças a Deus não está), poderia se dedicar a assassinar todos os chefes de estado tirânicos que fossem um problema grave para a segurança dos Estados Unidos".

"Mesmo que os amantes da conspiração acreditem que a CIA faça essas coisas, ela não faz isso", assinalou.

"E o caso do navio negreiro no qual os prisioneiros se rebelam? A rebelião é lícita, mesmo com a morte do capitão e dos seus seguidores, porque esse navio não é uma ordem social lícita, é um simples sequestro. O sequestrado pode matar licitamente o seu sequestrador se for um meio razoável para recuperar a sua liberdade", explicou.

O sacerdote espanhol sublinhou que, "por mais que falemos de uma forma poética de governantes que sequestraram a sociedade que eles governam, é verdade que a ordem social tirânica não é idêntica a um sequestro".

"Não era lícito assassinar Leonidas Breznev (primeiro ministro comunista) nem o general Pinochet (responsável por várias torturas e por uma terrível repressão). Também não era lícito assassinar Napoleão para evitar a Campanha da Rússia".

Pe. Fortea destacou que "em casos excepcionais em que a opressão é terrível, é lícito derrubar o tirano que excedeu certos limites. Ou seja, é lícito o golpe de Estado contra o opressor cujos atos são cruéis".

"Mas uma coisa é o levantamento (mesmo que seja armado) frente a um Hitler, e outra coisa é assassinar só ele. Uma guerra justa entre um exército e outro exército não é a mesma coisa que realizar atos terroristas".

"A guerra defensiva contra uma nação que nos ataca é legal. Porque é uma defesa do dom divino que é a liberdade. Que um atirador dispare em um sequestrador que pode matar a sua vítima é completamente lícito. Nosso respeito pela vida nos leva a lutar contra aqueles que querem acabar com o dom sagrado da vida. Nesse caso, atirar neste sujeito armado não só nem sequer é pecado venial, mas um ato virtuoso", assegurou.

"Voltando à atualidade, é lícito para um católico o magnicídio de Maduro, de Ortega ou de outros chefes de Estado? A resposta categórica é não".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Pe. Fortea destacou que, "se um país nos ataca com um exército, podemos nos defender com outro exército. Um católico pode ser soldado, mas não um assassino".

Confira também:

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar