29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Mostram deficiências em falho que autorizou “aborto terapêutico” em Buenos Aires

Uma análise do falho da Suprema Corte de Buenos Aires, que autorizou o aborto “terapêutico” a uma mulher com problemas cardíacos, mostra que este incorreu em enganos de tipo legal ao permitir a prática de algo que está tipificado como delito na Constituição Argentina.

O Movimento Fundar assinalou que o artigo 86 do Código Penal, no que se ampararam os juizes para autorizar o aborto, “entra em colisão” com a Constituição Argentina, os Tratados Internacionais de Direitos humanos e a Constituição de Buenos Aires, que protegem a vida do menino desde a concepção e que são textos que devem primar sobre toda lei.

“A incorporação expressa destas normas ao texto constitucional é o resultado da reforma constitucional de 1994, de modo que o código Penal, na redação do art. 86 analisada, resulta inconstitucional”, afirma a análise.

Do mesmo modo, indica que a defesa assinalou que não lhe permitiu “aportar as provas necessárias para demonstrar o real estado de saúde da mãe e a não aplicabilidade” do Código Penal, que permite o aborto em caso de perigar a vida da gestante e “se este perigo não pode ser evitado por outros meios” .

“Existem dúvidas no juízo sobre a iminência do perigo para a vida da mãe. A mesma sentença reconhece que não conhece o estado atual da mãe e se fundamenta nos primeiros relatórios médicos ”, adverte Fundar.

A análise recorda que o aborto é um delito e não um direito ou uma prática médica, por isso, tal como assinalou o juiz Pettigiani em seu voto em dissidência, “se o que se reclama é a autorização” para incorrer em uma conduta penalizada, esta “não pode outorgar-se por nenhum magistrado”, já que não se pode “conceder licença para delinqüir”.

Fundar indica que ao estar a pessoa humana “no centro do interesse social, político e judicial”, deve haver “um respeito absoluto por sua vida”, a mesma não deve ficar “a mercê da decisão do Estado”.

O texto adverte que “estas decisões sintam perigosos precedentes que vão minando a convivência social e deixando à pessoa mais vulnerável”.

A análise completa se encontra em http://www.movimientofundar.org/biblioteca/sevi/gacetillas/sevi_136.htm

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar