4 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

FOTOS e VÍDEO: Destroem imagem da Virgem de Guadalupe em Catedral mexicana

Uma mulher com problemas mentais destruiu uma pintura da Virgem de Guadalupe na Catedral de Tampico, localizada no estado mexicano de Tamaulipas.

Assim ficou a imagem da Virgem de Guadalupe na Catedral de Tampico/ Crédito: Cortesia da Diocese de Tampico

Em coletiva de imprensa, Pe. Julián Muñoz Heredia, especialista em arte sacra, e Pe. Guadalupe Enrique Fernández, sacerdote da Diocese de Tampico, indicaram que a responsável pelo ataque que ocorreu na quarta-feira, 25 de outubro, se chama Claudia e tem 48 anos.

Os sacerdotes explicaram que quando terminou a celebração da Missa de manhã, a mulher se aproximou do altar onde estava a pintura, subiu em um banco e começou a destruí-la  com uma ferramenta parecida com um martelo.

Os sacerdotes indicaram que este ato "pegou todos de surpresa, porque não esperavam que fosse fazer isso", e "os paroquianos que estavam presentes nesse momento tentaram impedir que ela continuasse causando o dano".

O jornal 'El Sol de Tampico' informou que a polícia prendeu a mulher e que as autoridades pediram que pagasse uma multa de mais de mil pesos (aproximadamente 52 dólares), que pode ser alterado por 28 horas de prisão.

Além disso, Pe. Muñoz e Pe. González assinalaram que este tipo de ataque não é "algo que seja costume na região" e que a mulher não o fez "por atentar contra a nossa fé, mas simplesmente é o fato de que é uma pessoa que está doente e só esperamos que lhe ofereçam o auxílio necessário".

Acrescentaram que no dia 22 de outubro esta mulher já tinha destruído dois altares da Virgem de Guadalupe em Ciudad Madero, a alguns quilômetros de Tampico.

Ambos os sacerdotes lamentaram a destruição da obra, porque se tratava de "uma pintura a óleo valiosíssima" e um "patrimônio artístico", pois é uma réplica pintada há 86 anos da imagem original da Virgem de Guadalupe.

Contaram que a pintura foi um presente à Catedral em 1931, pelo então Bispo de Tampico, Dom Serafín María Armora y González, por ocasião do quarto centenário das aparições da Mãe de Deus no México.

Homem mostra os danos causados à pintura da Virgem de Guadalupe / Crédito: Cortesia da Diocese de Tampico

Assinalaram que será caro repará-la e que planejam pedir ajuda aos especialistas dos Museus Vaticanos.

Os sacerdotes indicaram também que a imagem contava com uma proteção, mas que serão implantadas medidas de segurança para prevenir novos ataques contra a Catedral.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar