27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Centenário de Fátima será encerrado com concerto em 13 de outubro

Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário mariano de Portugal | Santuário de Fátima

O encerramento do Centenário das Aparições de Fátima no dia 13 de outubro contará com a "estreia absoluta" de 'Salve Regina' e 'The Sun Danced', obras encomendadas pelo Santuário mariano de Portugal a Eurico Carrapatoso e a James MacMillan, respectivamente.

O dia 13 de outubro marca a última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria em 1917. Naquela ocasião, aconteceu o episódio conhecido como o "milagre do sol", testemunhado por mais de 70 mil pessoas, que viram, depois de uma chuva, o sol aparecer como um disco opaco, girando no céu. Os pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia tiveram a visão da Virgem Maria e de São José com o Menino Jesus abençoando as pessoas dentro ou junto do sol.

O concerto de encerramento do Centenário será realizado pelo coro e orquestra Gulbenkian, com a direção da maestrina Joana Carneiro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir das 18h30. Terá ainda a participação da soprano Elisabete Matos.

De acordo com o santuário, o evento será transmitido ao vivo para o Recinto de Oração, "para que todos os peregrinos possam usufruir de mais este momento musical que celebra o Centenário das Aparições da Virgem aos três Pastorinhos".

Sobre a obra 'The Sun Danced', explica o santuário, ela foi composta por James MacMillan após uma "investigação" de campo realizada durante maio de 2015.

Quando visitou Fátima o compositor declarou: "Eu acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital".

"Poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça é benéfico. As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente", assinalou MacMillan, "reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar