30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos brasileiros convocam Jornada de Oração e Jejum pelo Brasil

Imagem: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todos os fiéis a uma Jornada de Oração e Jejum pelo país, entre os dias 1º e 7 de setembro, diante do "momento difícil e de apreensão" pelo qual se está passando.

Em carta enviada aos Bispos do Brasil, a presidência da CNBB explica que decidiu mobilizar os cristãos a rezar pelo país, após análise da realidade brasileira feita na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral, nos dias 10 e 11 de agosto.

"A realidade econômica, política, ética vem acompanhada de violência e desesperança", assinala a carta aos bispos.

A data escolhida como Dia de Oração é o 7 de setembro, porque marca a Independência do Brasil, sendo comemorado o Dia da Pátria.

Para o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, a Jornada de Oração é uma oportunidade para os cristãos e as pessoas de boa vontade que querem um Brasil melhor.

"Nós estamos necessitados de um novo Brasil, mais ético; de uma política mais transparente. Nós não podemos chegar a um impasse de acharmos que a política pode ser dispensada. A política é muito importante, mas do modo do comportamento de muitos políticos, ela está sendo muito rejeitada dentro do Brasil", assinalou ao site da CNBB.

De acordo com Dom Steiner, a expectativa é "que esse dia de jejum e oração ajude a refletir essa questão em maior profundidade".

A Conferência enviou também aos Bispos uma oração, a mesma sugerida por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, com uma pequena adaptação na última prece.

Confira a seguir a oração completa:

JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL

Semana da Pátria – 1º a 07 de setembro de 2017

07 de setembro – dia da Pátria: Vida em primeiro lugar

"A paz é o nome de Deus" (Papa Francisco)

Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, pedindo a bênção da paz para o Brasil.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Para construirmos a justiça e a paz, em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Nós cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: "Pedi e recebereis". Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Neste ano em que celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo.

Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)

Confira também:

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar