27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco fez esta brincadeira ao receber um quadro de São Martinho de Lima

Papa Francisco com quadro de São Martinho de Lima e Bispos do Peru. | L'Osservatore Romano.

O Papa Francisco recebeu na manhã de ontem os Bispos do Peru, que começaram a sua visita Ad Limina ao Vaticano, e recebeu de presente um quadro com a imagem de Martinho de Lima, primeiro santo negro da América.

Ao receber a imagem, Francisco assinalou que, enquanto alguns "são devotos do santo, outros são da ecologia e eu sou devoto da vassoura", causando risos entre os presentes.

Participaram deste encontro 43 bispos peruanos.

São Martinho nasceu em Lima (Peru), em 9 de dezembro de 1579. Ele era filho de Juan de Porres, cavaleiro espanhol da Ordem de Calatrava, e de Ana Velásquez, negra livre panamenha.

Em 2 de junho de 1603, consagrou-se a Deus por sua profissão religiosa na Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Ficou conhecido por viver a caridade, servindo aos pobres e aos doentes e trabalhando na limpeza do convento, por isso, é representado com uma vassoura.

Em suas imagens também é representado com um cachorro, um gato e um rato, porque dizem que realizou o "milagre" de alimentar os três animais no mesmo prato.

Foi canonizado por São João XXIII em 1962.

A Conferência Episcopal Peruana realizará a sua visita ad limina entre os dias 15 e 20 de maio. Nos próximos dias, os prelados visitarão diferentes congregações e dicastérios do Vaticano.

A última visita ad limina dos bispos peruanos foi em maio de 2009, na qual foram recebidos pelo atual Papa Emérito Bento XVI.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar