28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Episcopado boliviano insiste em diálogo para sair de crise

Os bispos bolivianos confirmaram sua intenção de mediar na crise nacional agravada com a renúncia do Presidente Carlos Mesa, enquanto o Parlamento se prepara para avaliar amanhã a demissão do mandatário.

O Vice-presidente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) e Arcebispo de La Paz, Dom. Edmundo Abastoflor, declarou a uma rádio local que continuam buscando fazer contato com os dirigentes sociais, tal como fizeram em dias passados com o mandatário e os presidentes do Poder Legislativo e Judicial.

"Estamos avançando nestas conversações e acreditam que essa é a maneira mais racional e mais positiva de procurar soluções: dialogando, escutando as posturas de uns e de outros e tratando de ver os pontos de coincidência para poder encontrar essas soluções que necessitamos", afirmou.

Com respeito à demissão do Presidente Mesa, o Prelado qualificou a decisão de "respeitável" por seu "sentido de renuncia e grandeza" para deixar o cargo. "Esperamos que esse mesmo espírito reine em outros dirigentes políticos e sociais do país", acrescentou.

Para o Arcebispo de La Paz "somente com um espírito de grandeza, de renúncia às próprias vantagens ou interesses se poderá procurar efetivamente o bem comum de toda a nação".

O Bispo de El Alto, Dom. Jesus Juárez, expressou a mesma opinião e destacou "o desprendimento e a sinceridade no discurso (de ontem à noite) do senhor Presidente da República".

Por sua vez, Dom. Abastoflor assinalou confiar que logo se solucionem os problemas porque a situação em El Alto e La Paz "está chegando a um limite", devido à carência mantimentos e combustíveis. Indicou que quem sofre são "os mais pobres, a gente mais necessitada".

Não suspenderão greve

A pesar do chamado da CEB a suspender as medidas de força para iniciar um Diálogo Nacional, a Federação de Juntas Vizinhas (Fejuve) de El Alto assinalou que participarão do mesmo mas sem finalizar as mobilizações que mantêm a cidade paralisada.

"Não se suspende a greve civil nem as medidas de pressão, tampouco vamos permitir que Hormando Vaca Díaz ou Mario Cossío (Presidentes do Senado e Câmara Baixa respectivamente) assumam a Presidência da República", manifestou Abel Mamani presidente da Fejuve.

Em seu discurso de ontem à noite, o Presidente Carlos Mesa pediu a urgente convocatória a eleições para pôr fim à crise desatada da promulgação da Lei de Hidrocarbonetos e os posteriores pedidos de autonomia por parte de Santa Cruz de la Sierra e outras províncias.

Mesa também pediu aos presidentes do Senado e da Câmara de Deputados dar espaço para que o Presidente da Corte Suprema de Justiça, Eduardo Rodríguez, convoque eleições gerais.

"O país não pode continuar brincando com a possibilidade de partir-se em mil pedaços (...) a única saída para a Bolívia é um processo eleitoral imediato", expressou Mesa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar