6 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

500 mil peregrinos são aguardados para comemoração do Centenário de Fátima

Peregrinos no Santuário de Fátima em 13 de maio de 2016 | Santuário de Fátima

Diante da comemoração do Centenário das Aparições de Fátima e da visita do Papa Francisco ao Santuário mariano de Portugal em 12 e 13 de maio, espera-se que pelo menos 500 mil pessoas peregrinem à Cova da Iria nesses dias.

Esse dado foi apresentado pelo capitão Carlos Canatário, da Guarda Nacional Republicana (GNR), durante o V Workshop Internacional de Turismo Religioso, que acontece no Centro Pastoral Paulo V, em Fátima.

"A GNR terá sempre presente na sua atuação estes princípios: marcar a nossa presença e dar visibilidade, prestar apoio necessário ao cidadão e garantir a segurança das eventuais 500 mil pessoas", disse o capitão.

No início de abril, a GNR irá disponibilizar informações ao público com conselhos sobre a peregrinação, para que "todos possam planejar a sua vinda e estarem cientes do que vão encontrar".

Entretanto, o capitão já adiantou a intenção de que "a partir do dia 11 de maio à tarde passe a existir um controle de entradas" de veículos "na Cova da Iria". Segundo ele, "em alguns locais, só serão permitidas viaturas que tenham o dístico que existe nas grandes peregrinações". Já dos dias 12 e 13 de maio, os acessos à Cova da Iria vão estar restritos a viaturas credenciadas.

Dessa forma, pediu que os peregrinos utilizem "as bolsas de estacionamento existentes em torno de toda a cidade de Fátima", uma vez que "é previsível que os parques de estacionamento habitualmente utilizados fiquem lotados muito tempo antes".

"Não queiram ir todos para a Cova da Iria, porque só vai complicar", aconselhou.

Outra preocupação diz respeito à mobilidade e o capitão da GNR recordou que existem "muitos acessos à cidade de Fátima" e não apenas a autoestrada.

"O que aconselho é que quem pretende dirigir-se a Fátima coloque a hipótese de utilizar estradas alternativas. Todas essas estradas vão estar monitoradas por nós, vão ter militares que vão apoiar os condutores a chegar a Fátima", garantiu.

A maior peregrinação do ano

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, também interveio durante o Workshop e assinalou que "se esperamos por muitas e grandes peregrinações jubilares, em 2017, a maior será sem dúvida a de 12 e 13 de maio, com a presença do Papa Francisco".

"A nossa expectativa é que sejam muitos aqueles que acorrerão a Fátima para ver, saudar e ouvir o Papa e para rezar com ele. E não temos dúvidas de que muitos dos peregrinos que acorrerão a Fátima, nestes dias, virão do estrangeiro", ressaltou.

Pe. Cabecinhas informou que a agenda oficial da viagem de Francisco será divulgada "dois meses" antes. Explicou ainda que "nas restantes visitas papais, se manteve o programa das grandes peregrinações ao Santuário", por isso, há expectativa de "que também agora assim aconteça".

"É por vontade expressa de Sua Santidade que esta visita tem o carácter de peregrinação, privilegiando a dimensão espiritual da celebração da fé e da oração: o Papa vem para rezar em Fátima; para rezar com os peregrinos", acrescentou.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar