29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Católicos de Alepo celebram Missa de Natal em catedral destruída pela guerra

Missa de Natal em Catedral de São Elias em Alepo (Síria) | Alexandre Goodarzy (SOS Chrétiens D´Orient)

Centenas de católicos maronitas da recém libertada Alepo (Síria), celebraram a Missa de Natal na catedral maronita de São Elias, que ficou em ruínas devido aos bombardeios e permaneceu fechada durante os quatro anos em que as forças do governo e os grupos jihadistas e rebeldes disputavam o controle da cidade.

A Eucaristia começou às 11:00 a.m. (hora local) e foi presidida por Dom Joseph Tobji, Arcebispo maronita de Alepo. No centro do templo, em meio aos escombros de pedra e sob o teto destruído, os fiéis armaram um lindo presépio com a Virgem Maria, o Menino Jesus, São José e a estrela de Belém. O altar foi decorado com flores brancas.

Os fiéis foram colocados nas partes laterais da catedral, em frente ao altar e na parte superior. Tiveram que sentar-se em cadeiras de plástico porque as bancas estavam destruídas. Na celebração entoaram canções de natal em inglês, francês e árabe.

Depois da Missa, um grupo de líderes muçulmanos visitou a catedral e um cristão que foi como representante do Grande Mufti da Síria transmitiu suas saudações por Natal. Ao terminar se reuniram com Dom Tobji e vários sacerdotes.

A catedral maronita de São Elias, localiza-se no bairro cristão de Jdeydeh, e sofreu bombardeios em três ocasiões durante os quatro anos do conflito em Alepo. O templo atual foi construído em 1873 sobre uma pequena igreja do século XV e é considerado como uma das igrejas mais antigas do Oriente Médio.

Na noite de 24 de dezembro, os cristãos de Alepo cantaram canções de Natal nas ruas e se reuniram em volta da árvore de Natal para recordar as vítimas da guerra.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar