30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Refugiadas do Iraque fazem bela casula com tecido reciclado para o Papa Francisco

Refugiadas iraquianos | Facebook abouna.org

Recentemente um meio de comunicação da Jordânia compartilhou fotografias de um grupo de jovens iraquianas refugiadas nesse país que confeccionaram uma casula para que seja utilizada pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia no final do mês de julho.

"Fizemos este paramento com retalhos de tecido reciclados, pois as coisas belas e úteis para dar glória ao Senhor normalmente podem surgir do que é rechaçado", escreveram as jovens em uma carta dirigida ao Papa Francisco e citada pelo francês 'La Croix'.

A casula foi enviada junto com esta carta publicada originalmente em junho no blog do Padre Mario Corniole, um sacerdote italiano que serve no Patriarcado Latino de Jerusalém.

"Deixamos tudo o que tínhamos para salvar nossa vida e nossa fé. Escolhemos seguir e acreditar em Cristo, que nunca nos abandonou. Ele nos deu a força para suportar as dificuldades e chegar à Jordânia", escrevem as jovens.

"Tivemos que salvar nossas vidas, esta era a única decisão que podíamos tomar, na medida em que o Daesh (Estado Islâmico) oferecia aos cristãos as três seguintes opções: negar nossa fé e converter-nos ao Islã, pagar o imposto, ou morrer", afirmam Farah, Maryam, Dalida e outras jovens que assinaram como "suas filhas" a carta enviada ao Santo Padre.

Ao chegar a Amã, a capital da Jordânia, as jovens foram acolhidas pelo Pe. Corniole e um grupo de religiosas que as ajudaram a restabelecer-se. Foram capacitadas em uma oficina de costura, pois a Jordânia não reconhece os diplomas expedidos no país de origem delas.

O presbítero também pediu a colaboração da Nunciatura Apostólica na Arábia Saudita, da paróquia caldeia e de alguns voluntários italianos que trabalham em desenho e costura.

Além disso, as jovens criaram uma coleção de roupa chamada "Made by Iraqi girls", promovida através das redes sociais e que obteve certo sucesso graças à combinação da tradição oriental e da ocidental.

"Esperamos conhecê-lo na Cracóvia durante a JMJ para receber sua bênção. Somos refugiadas na Jordânia e se abandonarmos o país não teremos um visto para voltar. O senhor é o único que pode nos ajudar", foi o pedido das jovens refugiadas ao Papa Francisco.

A Jordânia é um dos principais lugares de refúgio para quem quer fugir do conflito no Oriente Médio. Acolhe aproximadamente 130.000 iraquianos e 1,3 milhão de sírios.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar