27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Delegação do Vaticano estará presente em Olimpíadas de Rio 2016

Logo das Olimpíadas Rio 2016

Pela primeira vez uma pequena delegação representará o Vaticano na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, devido ao convite especial do comitê organizador dos jogos, que neste ano serão realizados no Rio do Janeiro (Brasil), entre os dias 5 e 21 de agosto.

Em declarações à imprensa, o subsecretário do Pontifício Conselho da Cultura, Mons. Melchor Sánchez de Toca, disse que se trata de uma comitiva de caráter institucional, não para participar do evento esportivo. Assinalou que o convite é consequência do vínculo reforçado nos últimos tempos entre a Santa Sé e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

"O COI será um dos patrocinadores do grande encontro que acontecerá no Vaticano, no próximo mês de outubro, sobre o tema esporte e fé, e quiseram, como uma deferência, convidar uma delegação de três pessoas à abertura dos Jogos no Rio", explicou.

Mons. Sánchez de Toca destacou que pode existir um "benefício recíproco muito grande", pois a Igreja pode "aprender muito" do ambiente do esporte e dos seus valores; assim como contribuir com aspectos positivos ao ambiente esportivo que, muitas vezes, "está ameaçado por dinâmicas estranhas".

Jogos Paralímpicos

Do mesmo modo, na última quinta-feira, apresentou-se na Santa Sé um acordo entre o Comitê Paralímpico Italiano e o Pontifício Conselho da Cultura para que a delegação italiana seja acolhida na paróquia da Imaculada Conceição, no Rio do Janeiro.

O projeto se chama "Casa Itália Paralímpica em Rio 2016". A paróquia Imaculada Conceição foi escolhida, entre outros aspectos, por sua proximidade da Sede Paralímpica (6 km), o qual facilita seu acesso aos atletas, que nesta 15ª edição dos Jogos Paralímpicos serão 4.300 representando 180 nações que competirão em 22 modalidades esportivas e 528 eventos.

Este evento esportivo acontecerá entre os dias 7 e 18 de setembro na cidade brasileira.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar