27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco leva da Grécia para Roma 12 refugiados sírios

Família de refugiados sírios esperando para embarcar no voo papal em Lesbos. | Marco Mancini / ACI Prensa

Em um "sinal acolhida", o Papa Francisco levou da Grécia para Roma 12 refugiados sírios no voo papal de volta depois de sua visita apostólica à ilha grega de Lesbos.

Um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) de 15 de abril calculou em 46.450 refugiados estabelecidos em toda a Grécia.

Na ilha de Lesbos, são 4.142 refugiados, superando a capacidade de 3.500. Dos migrantes que chegam à Grécia, 56% são provenientes da Síria.

Em um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, foi explicado que o Santo Padre levou no avião papal "três famílias de refugiados sírios, doze pessoas, seis das quais (são) menores".

O Vaticano explicou que essas pessoas "estavam nos campos de refugiados de Lesbos antes do acordo entre a União Europeia e a Turquia".

Os líderes da União Europeia e a Turquia assinaram, no mês passado, um acordo para um "plano integral" que permite uma rota legal para os refugiados sírios, em um esforço para reduzir a migração ilegal. O acordo entrou em vigor em 20 de março.

A Sala de Imprensa da Santa Sé disse que a iniciativa do Papa Francisco de levar com ele os refugiados sírios se realizou "através de contatos da Secretaria de Estado com as autoridades competentes, gregas e italianas".

"Os membros das três famílias são muçulmanos", assinalou o Vaticano. Duas provenientes de Damasco e uma de Deir Azzor, na área ocupada pelo Estado Islâmico.

"Suas casas foram bombardeadas", indicou a Santa Sé.

A acolhida e manutenção das três famílias sírias estará "a cargo do Vaticano", enquanto "a hospitalidade inicial estará garantida pela Comunidade de Santo Egídio", um grande movimento de leigos dedicados à evangelização e à caridade em Roma.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar