29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Lamentam que Ministra da Saúde no Peru negue efeito abortivo de pílula sem provas contundentes

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta manhã, porta-vozes da  Conferência Episcopal Peruana (CEP) lamentaram que a Ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, tente negar o efeito abortivo da pílula do dia seguinte com um teste realizado na Suécia sobre uma mostra de apenas seis  mulheres.

O Bispo Auxiliar de Lima e Vice-presidente da Comissão Episcopal da Família, Dom José Antonio Eguren, declarou ter ficado muito chocado com as declarações da Ministra em um programa jornalístico, durante o qual reconheceu que para ela “bastam 12 mulheres” para gerar uma controvérsia mundial.

À noite, em um intensa entrevista no programa  televisivo “Cuarto Poder”, Mazzetti reiterou que para ela a pílula do dia seguinte não tem um efeito anti-implantatório porque o estudo mencionado é contundente. Entretanto, não disse que das doze mulheres da mostra apenas seis consumiram  Levonorgestrel 0.75 mg, nombe genérico da polêmica pílula.

O Bispo, que tinha a referência exata do estudo, lamentou  que com “seis mulheres” se faça “uma política de saúde para todo um país” e acrescentou que a decisão da Ministra não parece “médica ou científica” mas política.

Dom Eguren insistiu em que ao estar provado que o fármaco pode evitar a implantação de um óvulo fecundado, a Ministra está consentindo a venda e distribuição de uma substância inconstitucional. No Peru, a Carta Magna consagra a defesa do concebido.

“Este não é um assunto de crença mas de ciência. A defesa da vida não é um tema confessional, mas de humanidade”, esclareceu o Prelado em alusão aos ataques de  ONGs feministas abortistas que querem deixar a Igreja fora do debate, taxando quem denuncia o efeito abortivo do fármaco de “conservador ou fundamentalista”.

Anteriormente, o Secretário Geral do Episcopado, Dom Juan José Larrañeta, indicou que a Igreja ainda não esgotou o diálogo com o governo sobre este tema e reconheceu que já conversaram com o Presidente Alejandro Toledo.

tenha se deixado enganar

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar