7 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Comunidade judaica confia em Bento XVI

Líderes judeus expressaram sua confiança no Papa Bento XVI pois, durante as duas primeiras semanas de pontificado, mostrou "bom sinais" que indicariam a continuação do trabalho de João Paulo II quanto às relações cristãs.

"Claramente, Bento demonstrou que seu compromisso com o diálogo entre católicos e judeus é forte, talvez mais forte que o de seu predecessor", assinalou o rabino David Rosen, diretor de assuntos interreligiosos do Comitê Judaico-Americano, em declarações à Agência Telegráfica Judaica em 5 de maio.

Os líderes judeus destacam que o Santo Padre mostrou seu intenso compromisso com o diálogo Inter-religioso no dia seguinte à sua eleição. Nesse dia escreveu ao chefe de rabinos de Roma, Ricardo Di Segni, e a outros rabinos mais, convidando-os à Missa de inauguração de seu pontificado e rogando para que as relações entre católicos e judeus se intensifiquem. Quatro dias depois, durante sua homilia na Eucaristia, o Pontífice destacou que o povo judaico merece reconhecimento.

Rosen explicou que "quando o Papa Bento XVI serve como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, este expressou que a relação da Igreja com o judaísmo é distinta a suas relações com outras religiões. Ele vê o judaísmo como a autêntica fundação da Igreja".

David Kertzer da Brown University está de acordo em que a comunicação do Papa com os líderes judaicos logo que iniciou seu pontificado é um "bom sinal".

Os líderes judeus, em geral, esperam mais sinais deste diálogo judaico-católico quando, dentro de pouco tempo, será celebrado o 40º aniversário da declaração Nostra Aetate, o documento do Concílio Vaticano II que reprova toda forma de anti-semitismo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar