28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco propõe três remédios que curam do pecado na Quaresma

Papa Francisco recebe as cinzas na Missa hoje, em São Pedro. Captura do Youtube

O Papa Francisco preside nesta tarde (hora local), na Basílica de São Pedro, a Santa Missa com o rito da bênção e imposição das cinzas, dando assim início à Quaresma. Nesta Eucaristia, o Papa também envia os Missionários da Misericórdia por ocasião do Jubileu.

Na celebração, o Santo Padre esteve acompanhado de cardeais, bispos e mais de 700 Missionários da Misericórdia que são enviados a todo o mundo com a faculdade de absolver alguns pecados reservados à Sé Apostólica.

Francisco propôs em sua homilia três "medicamentos ou remédios" que os cristãos podem abraçar para "curar-se do pecado" nesta Quaresma: oração, caridade e jejum.

1. Oração: "Expressão de abertura e confiança no Senhor: É o encontro pessoal com Ele, que encurta as distâncias criadas pelo pecado", disse o Papa. "Rezar significa dizer: "Não sou autossuficiente, preciso de você. Você é a minha vida e minha salvação". 

2. Caridade: O Papa disse que "amor verdadeiro, de fato, não é um ato exterior, não é dar algo de forma paternalista para tranquilizar a consciência, mas aceitar quem precisa de nosso tempo, de nossa amizade e nossa ajuda". É também "viver o serviço".

3. Jejum: A penitência "para nos libertar das dependências em relação ao que passa e nos treinar para ser mais sensíveis e misericordiosos". "É um convite à simplicidade e partilha".

O Papa pediu também que "a Quaresma seja um tempo benéfico para podar a falsidade, a mundanidade e a indiferença", entre outras coisas, para "reencontrar a identidade cristã, ou seja, o amor que serve, não o egoísmo que se serve".

Sobre a necessidade de reconciliação com Deus, o Santo Padre explicou que "não é simplesmente um bom conselho paterno e nem uma sugestão. É uma verdadeira e própria súplica em nome de Cristo". "Cristo sabe que somos frágeis e pecadores, conhece a fraqueza de nosso coração", lembrou.

Cristo "vence o pecado e nos reergue das misérias, se as confiamos a Ele" e este "é o primeiro passo do caminho cristão. Trata-se de entrar pela porta aberta que é Cristo, onde Ele mesmo nos espera, o Salvador, e nos oferece uma vida nova e alegre".

O Santo Padre afirmou que "há uma tentação de blindar as portas, ou seja, conviver com o próprio pecado, minimizando-o, justificando-se sempre, pensando em não ser pior que os outros", mas assim, "se trancam as fechaduras da alma e se permanece fechado dentro, prisioneiros do mal".

Outro obstáculo que o Pontífice assinalou é "a vergonha de abrir a porta secreta do coração" e também o de "distanciarmo-nos da porta: isso acontece quando nos enfurnamos em nossas misérias". Então, "a tristeza que não queremos nos torna familiar, nos desencorajamos e somos mais fracos diante das tentações".

"Isso acontece porque permanecemos sós conosco, nos fechando e fugindo da luz, enquanto somente a graça do Senhor nos liberta. Deixemo-nos então reconciliar, ouvindo Jesus que diz a quem está cansado e oprimido: venha a mim".

Aos Missionários da Misericórdia, Francisco disse: "Queridos irmãos, que vocês possam ajudar a abrir as portas dos corações, a vencer a vergonha e a não fugir da luz".

"Que as suas mãos abençoem e reergam os irmãos e irmãs com paternidade. Que através de vocês o olhar e as mãos do Pai pousem sobre os filhos e curem suas feridas", exortou.

Existe outro convite da parte de Deus que é a de "retornar ao Senhor de todo o coração". "Se é preciso voltar é porque nos distanciamos. É o mistério do pecado", explicou Francisco.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar