30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

“Ninguém jamais deve ser descartado!”, exclama arcebispo de Santiago ante projeto de aprovação do aborto no Chile

Multidão no Santuário Nacional de Maipú no Chile. | Bárbara Bustamante / ACI Prensa.

"Ninguém pode ser descartado! Ninguém nunca deve ser descartado! ", afirmou o Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Cardeal Ricardo Ezzati, logo após presidir a Santa Missa pela celebração de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho, diante de milhares de fiéis no Santuário Nacional de Maipú.

Em uma jornada marcada pela prece a favor da vida frente ao projeto de despenalização do aborto, cuja votação está programada para o dia 4 de agosto, o Cardeal Arcebispo de Santiago disse que "o que nós propomos, não impomos, é que sobre um tema tão importante como o tema da vida e o descarte daqueles que não servem, tenhamos uma reflexão séria".

"Não podemos aceitar que uma vida seja descartada", sublinhou o purpurado.

Dom Ricardo Ezzati destacou: "Maria nos ensina a ser família, mostrando-nos o caminho fecundo para sê-lo, caminho que passa pela comunhão, a ajuda mútua e o cuidado recíproco que Deus Criador inscreveu em toda autêntica relação humana".

"Sempre que não consigamos superar o mal escuro do individualismo egoísta, na vida familiar, na vida social e política em escala nacional, somente conseguiremos tornar mais profundas as brechas que nos dividem e toleramos que uns sejam considerados mais dignos que outros", advertiu.

Finalmente, o Cardeal pediu a intercessão de Nossa Senhora do Carmo no cuidado da vida desde sua concepção até sua morte natural e que olhe "com misericórdia a tantos filhos que hoje levantam seus olhares a ti, esperando encontrar em seu coração de Mãe a acolhida, a escuta e a bênção".

Antes de dar a bênção final, os fiéis elevaram uma oração de prece pela vida à Nossa Senhora do Carmo e a coroaram como "Rainha e Mãe da Vida e da Família".

"Maria é mãe de Jesus e mãe de todos nós. Jesus nos entregou Maria como mãe aos pés da cruz. Portanto, essa missão de mãe da vida é uma prerrogativa que nós invocamos que ela torne presente também em nossa história", indicou.

No norte do Chile, no Santuário de Tirana, cerca de 200 mil fiéis também celebraram a Padroeira do país. Em sua mensagem com ocasião desta celebração, o Bispo de Iquique, Dom Guillermo Vera, exortou os devotos da Virgem a abrirem seus corações e crescerem em piedade e devoção à Mãe de Deus.

O Projeto abortista

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, apresentou no final de janeiro deste ano o projeto de lei que despenaliza o aborto em três circunstâncias: inviabilidade do feto, risco de vida da mãe e estupro. A proposta legislativa, que foi enviada ao Congresso do país, inclui o aborto para menores de 14 anos.

Apesar de ter assegurado que "amamos a vida e ninguém queria interrompê-la", Bachelet justificou seu projeto destacando que só será aplicado quando há risco de vida da mãe ou quando a vida que se gesta é inviável, ou ainda, quando a mesma for fruto da "violência sexual"

Na terça-feira, 30 de junho, e por pressão do governo de Michelle Bachelet, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Deputados do Chile, Dr. Juan Luis Castro (do Partido Pela Democracia, PPD), dirigiu uma manobra para fechar a discussão sobre o projeto de despenalização do aborto e votar sobre sua legislação antes de ter escutado a todos os peritos que foram convidados a intervir no debate.

A Comissão de Família da Câmara de Deputados do Chile decidiu pospor a votação sobre a legislação do aborto que tinha sido agendada para esta terça-feira 7 de julho para o dia 4 de agosto.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar