28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Para Bispos da Bolívia, presente de Evo Morales ao Papa Francisco foi “uma provocação”

Evo Morales deu de presente um Cristo sobre uma foice e um martelo de madeira. Imagem: captura de Youtube

Dois Bispos bolivianos criticaram o Presidente Evo Morales, por dar de presente ao Papa Francisco uma escultura de madeira de um Cristo sobre a foice e o martelo, símbolo do comunismo, durante sua visita privada realizada no dia 8 de julho em La Paz (Bolívia).

"Estamos acostumados à 'originalidade criativa' do presidente Morales. A expressão do rosto do Papa Francisco foi o suficiente. Ficou surpreso, nada contente, quase boquiaberto. Questionando como compreender este gesto", comentou Dom Eugenio Coter, Vigário Apostólico de Pando, em recente entrevista à agência AFP.

Para o Bispo Emérito Militar da Bolívia, Dom Gonzalo del Castilo Crespo, o que fez Morales com o polêmico presente "foi uma provocação, uma travessura".

Por sua parte, o analista Francisco Zaratti comentou que "nos anos 70, esta escultura tinha um sentido, simbolizava o compromisso com o socialismo. Hoje em dia, com a queda do muro, isto é passado. Resgatar um símbolo assim é tirá-lo do contexto".

Para o sacerdote jesuíta Xavier Albó, que conserva a escultura original, o falecido Padre Luis Espinal não era comunista e o que procurava com sua obra era expressar como "necessário o diálogo entre cristãos e marxistas".

O Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom Ignacio Munilla, disse sobre este presente de Morales que "o cúmulo da soberba é manipular Deus a serviço das ideologias ateias".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar