27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Desafios e oportunidades para a Educação Católica no Brasil são tema de Congresso em Curitiba (PR)

Associação Nacional de Escolas Católicas

Mais de 1300 pessoas participam do III Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil, que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento teve início na quarta-feira, 15, e tem como tema "Mística, Conhecimento, Competências - Desafios e Oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas".

A programação se estende até o sábado, 18, e inclui palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres.

A primeira atividade do Congresso foi a Missa presidida pela Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Em sua homilia, ressaltou a importância das instituições de educação católica para o trabalho de evangelização. O prelado falou sobre a preparação de pessoas no sentido que percebam e reconheçam as dimensões da educação católica.

Participaram da cerimônia de abertura autoridades civis e religiosas, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conferência Interamericana de Escolas Católicas (Ciec), Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), Anec, PUC e Rede Scholas. Após as apresentações iniciais, o presidente da Anec, Prof.Dr. Paulo Fossatti, exibiu um vídeo feito exclusivamente pelo Papa Francisco aos educadores brasileiros.

No primeiro dia do evento, também foi firmada a parceria entre a rede global do Papa Francisco Scholas Occurrentes e o Portal Futurum, único portal brasileiro a ser convidado a participar desta rede. Para assinatura simbólica do termo de parceria estava o superintendente do Portal Futurum, Leandro Klein, o coordenador de Educação Digital do Projeto do Papa, Daniel Stigliano, e o presidente da ANEC, Paulo Fossatti. Mais tarde, com a presença do diretor da Schollas Occurrentes, Enrique Palmeyro, o documento foi assinado oficialmente por todos.

A Rede Scholas é uma entidade educacional, lançado pelo Papa Francisco, na qual tecnologia, artes e esportes são usados para favorecer a integração social e da cultura do encontro.

O Portal Futurum foi criado em 2011 por entidades católicas Salesianas, Maristas, Lassalistas, pela Editora FTD e pela Anec, com o objetivo de contribuir com soluções de educação para a construção de uma sociedade ética e solidária.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar