3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Estado Islâmico transforma Igreja de São Efrém em mesquita para celebrar um ano da conquista de Mossul

Igreja de São Efrém em Mossul com a cruz retirada como mostra foto acima. Imagem: Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre

Alguns avisos espalhados pelas ruas de Mossul pelos militares do Estado Islâmico (ISIS) anunciam nos próximos dias a abertura da chamada "mesquita dos mujiahiddin", que até a entrada dos jihadistas era a Igreja de São Efrém da Síria.

Fontes locais informaram através da página iraquiana ankawa.com sobre o fato, posteriormente confirmado pela Agência vaticana Fides. O anúncio foi divulgado na véspera do primeiro aniversário da conquista jihadista de Mossul, ocorrida na noite de 9 de junho de 2014.

São Efrém era um dos maiores locais de culto cristão entre os localizados no centro urbano de Mossul, e pertencia à Igreja Sírio Ortodoxa. Alguns indícios deixavam antever a intenção dos jihadistas em transformá-la em mesquita, após milicianos do Califado terem escolhido os prédios anexos como sede do Conselho de Estado dos Mujahiddin.

A cruz sobre a cúpula havia sido removida e durante o outono passado, bancos e outros móveis haviam sido retirados e colocados à venda em frente ao lugar santo.

Sobre este primeiro ano da tomada de Mossul, o Patriarca católico de Babilônia dos Caldeus, Dom Louis Raphael Sako, dirigiu uma mensagem aos fiéis que foram obrigados a fugir de sua cidade, expressando-lhes proximidade através da oração e também a esperança de que regressem logo à casa, "na terra dos seus pais".

Em sua mensagem, o Patriarca pede aos políticos iraquianos trabalhar sinceramente pela reforma e a reconciliação. "Somente a perspectiva da reconciliação nacional –recorda– acabará com a tragédia de todo um povo e fará que os iraquianos não continuem lutando e matando-se, justificando os conflitos com razões religiosas, enquanto as crianças continuam morrendo de fome, sede, ou pela falta de medicamentos".

O Patriarca declarou: "A Igreja fará todo o possível para continuar apoiando material e espiritualmente as multidões de refugiados dispersos no país e nos países vizinhos e permanecerá rezando para que o Senhor conceda imediatamente o dom da paz", concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar