29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Milhares de pessoas inlcuindo cristãos fogem do Estado Islâmico após conquista de importante cidade iraquiana

Milhares de pessoas fugiram da cidade iraquiana de Ramadi, localizada a cem quilômetros oeste de Bagdá, depois do ataque de militantes do Estado Islâmico (ISIS), grupo terrorista de maioria sunita conhecido por executar e escravizar todas as pessoas que não aceitem submeter-se ao Islã. Entre as pessoas que figuram existe famílias cristãs, pois "sabem o destino fatal que os espera se permanecem em Ramadi".

Ramadi é a capital da província de Anbar e foi abandonada pelo exército iraquiano depois de intensos combates com os jihadistas que na sexta-feira passada tinham tomado uma parte da cidade.

"Ramadi está em queda", disse Muhannad Haimour, porta-voz do governo da província de Anbar. "A cidade foi completamente invadida, os militares estão fugindo", indicou.

Segundo a Assist News Service, entre as pessoas que figuram existe famílias cristãs, pois "sabem o destino fatal que os espera se permanecem em Ramadi".

O ISIS obteve nesta cidade a sua primeira grande conquista militar de 2015, depois de perder a cidade iraquiana de Tikrit, em abril deste ano.

O exército iraquiano está formado principalmente por muçulmanos xiitas e desde o surgimento do ISIS, conta com o apoio de militares desta corrente islâmica e da aliança liderada pelos Estados Unidos. Ramadi é uma cidade de maioria de muçulmanos sunitas e um lugar estratégico para o Estado Islâmico, cujo objetivo é conquistar a totalidade do Iraque e da Síria e estabelecer ali um Califado, ou seja, um território controlado pelo ISIS sob a lei Sharia, que pune com pena de morte a prática de outras religiões.

Desde agosto de 2014, os cristãos e outras minorias religiosas tiveram que abandonar as cidades invadidas pelo ISIS, entre elas Mosul –a segunda cidade mais importante do Iraque- e Qaraqosh, uma das cidades de tradição cristã mais antiga do país. Centenas de milhares destas pessoas estão refugiadas principalmente em Erbil, capital do Curdistão iraquiano, onde os militares curdos resistem o avanço dos terroristas. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar