3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos colombianos expressam otimismo em negociações com ELN

Os bispos colombianos –que se encontram em visita ad limina– expressaram seu otimismo pelas possibilidades de negociação do Governo com o Exército de Libertação Nacional (ELN) e afirmaram que “a paz é possível”.

“É muito importante que tanto o governo colombiano como o ELN tenham aceito a mediação do México e declarado sua disposição a negociar”, afirmou o Bispo de Magangué, Dom Leonardo Gómez, e acrescentou que “nós somos otimistas e cremos que a paz é possível: vai se abrindo caminho e temos a segurança de que a paz chegará, e em breve”.

O Prelado explicou que a negociação está por começar com a ajuda do México, segundo aceitaram ambas partes; e acrescentou que com o ELN há mais possiblidades de chegar a um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias (FARC).

“O ELN é mais racional, com geste muito mais capacitada, mais comprometida ao longo da história com a própria Igreja”, comentou o Bispo e acrescentou que  “da nossa parte tem havido muito respeito e esperamos agora com as portas abertas do governo, possa começar a negociação”.

Por outro lado, o Bispo de Tibú, Dom Camilo Castrillón, denunciou o assassinato de 34 pessoas perpetrado por supostos rebeldes das FARC na zona cocaleira do Catatumbo e explicou que as vítimas vivam em condições  rústicas em uma fazenda nessa região na qual há uma elevada pobreza e escassa presença estatal.

Alguns habitantes da região declararam que os guerrilheiros, supostamente integrantes da frente  33 das FARC, amarraram as vítimas com cordas e então disparam com armas automáticas, após acusá-los de colaborar com os paramilitares.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar