29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Terroristas usam igrejas como prisões em Mossul

Algumas igrejas de Mossul foram transformadas em cadeias pelos jihadistas do Estado Islâmico (ISIS), que ditam a lei na cidade, que outrora foi um dos povoados cristãos mais efervescentes do norte do Iraque. Hoje os cristãos em Mossul estão praticamente extintos.

Assim indicou em nota a agência vaticana Fides com informação de fontes locais citadas por www.ankawa.com afirmando que nos últimos dias alguns presos foram transferidos à antiga igreja caldéia da Imaculada, na parte oriental da cidade, depois que a prisão de Badush foi destruída.

Fontes locais referem além à agência vaticana Fides que o mosteiro de São Giorgio, pertencente à Ordem antoniana de São Ormisda dos caldeus, também foi transformado em lugar de prisioneiros. Existe ainda o temor de que nos locais do monastério as mulheres estejam sofrendo violência sexual.

Na segunda-feira 24 de novembro, os terroristas do Estado Islâmico tinham recorrido aos explosivos para causar danos ao convento das irmãs caldéias do Sagrado Coração, anteriormente ocupado e usado como alojamento e base logística.

"Os jihadistas do Califado –refere a Fides Rebwar Audish Apóia, Procurador da Ordem antoniana de São Ormisda dos Caldeus– ocuparam as igrejas, incluindo as mais antigas".

"Entre as preocupações que nos afligem, encontra-se o temor de que em uma possível ofensiva militar para a libertação de Mosul considere-se as igrejas como alvos, pois se converteram em bases logísticas dos terroristas. E, obviamente, a destruição destas antigas igrejas seria um dano irreparável e uma grande perda", explica. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar