2 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

“É preciso que os nossos irmãos muçulmanos percebam que estão errados”, afirma bispo auxiliar do Rio na Jornada de Oração pelo Oriente Médio

Pe. José Laudares (esq). Dom Edson Castro (fundo). | Cláudia Brito

"Temos que pedir misericórdia a Deus, porque só com a graça d'Ele é possível superar isso", afirmou o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Edson de Castro Homem, durante a missa celebrada no dia 8 de outubro, na Igreja de Sant'ana, Centro do Rio, que finalizou o encontro promovido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), no terceiro dia da Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio. A Jornada também teve uma edição em São Paulo, que incluiu a celebração da Santa Missa, na igreja de Santo Ignacio de Loyola , no bairro da Vila Mariana, onde a Ajuda à Igreja que Sofre tem a sua sede no Brasil.

"Repetindo o que o Papa disse, eu conclamo os fiéis a uma oração carregada de esperança, para que de fato venha a paz e a reconciliação para os cristãos que sofrem nesses lugares. É preciso que os nossos irmãos muçulmanos percebam que estão errados. O que eles estão fazendo é uma politização da fé islâmica e é preciso mudar, em nome de Alá", afirmou também o bispo.

O encontro foi conduzido pela 'Comunidade do Caos à Glória', uma jovem comunidade brasileira cujo carisma se resume em "ser manifestação da glória de Deus em meio aos clamores caóticos". Na pregação, prévia à recitação do Terço, um membro desta comunidade surgida no seio da Igreja carioca assinalou com dados estarrecedores a dura realidade do êxodo dos cristãos e até mesmo da possível extinção dos cristãos no Oriente Médio, a região que viu a Encarnação do Verbo.

"Em 2003 havia mais de 1 milhão e meio de cristãos no Iraque e agora não chegam a 150 mil. Antes havia a possibilidade de fuga dos cristãos para a Síria, agora eles não têm para onde ir. A cidade iraquiana de Mosul, por exemplo, que  chegou a abrigar uma grande comunidade cristã no passado, hoje tem nem um só", afirmou o missionário Rafael Fernandes, membro Comunidade Caos à Glória.

No Rio de Janeiro, a missa que reuniu fiéis de todas as idades da Arquidiocese, foi concelebrada pelo pároco, padre José Laudares de Ávila.

"A oração é o que existe de mais importante na vida do ser humano. E o que nós podemos fazer aqui é rezar. Devemos confiar na bondade e na misericórdia de Deus, para que dias melhores possam vir para esses irmãos que estão sofrendo essa dor. É preciso continuar com a intercessão. Jesus disse para rezarmos sempre, é preciso perseverar na oração", motivou por sua o sacerdote.

Segundo os organizadores, novos encontros serão promovidos pela AIS Brasil para interceder e ajudar os cristãos perseguidos, especialmente no Iraque e na Síria onde a fundação oferece ajuda material com projetos, apoio a sacerdotes, religiosos e membros da comunidade cristã perseguida.

A Jornada, que teve início no dia 6 de outubro, termina nesta quinta-feira, com a meditação do Terço Glorioso.

http://www.ais.org.br/media/k2/attachments/GuiaOracao.pdf

1. A Ressurreição do Senhor

"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá." (Jo 11,25)

Intenção: Para que, mesmo em meio a dor, os cristãos do Oriente Médio recebam como dom o consolo espiritual e a força dos que creem na Ressurreição.

2. A Ascensão do Senhor

"Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo."

Intenção: Para que os países integrantes da ONU ofereçam auxílio e a proteção devida, até a total reconstrução e reestabelecimento do povo e das nações do Oriente Médio.

3. A Vinda do Espírito Santo

"E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (At 2,21)

Intenção: "Pelos irmãos e irmãs que não negaram a Cristo diante da morte, na loucura da violência, para que encontrem a Força Heroica do Espírito Santo  e a sua morte não seja vã, mas fermento para novos tempos de fraternidade e de colaboração entre os povos."

4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus

"Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo". (Lc 1,49) Intenção: Que Nossa Senhora interceda sem cessar pelos seus filhos agora e na hora da morte.

5. A Coroação da Santíssima Virgem

"Depois, apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça" (Ap 12,1).

Intenção: Que Maria, mãe e Rainha, esmague a cabeça da serpente, representada pelo mal do extremismo islâmico que ameaça o mundo inteiro, e acolha em seu colo materno os filhos desamparados e o destino do Mundo.

Oração Final (a se fazer em cada dia ao finalizar o terço) Senhor, a situação do nosso país é crítica e o sofrimento dos cristãos é pesado e nos assusta, é por isso que Te pedimos, Senhor para salvar as nossas vidas, concede-nos paciência e coragem para que possamos continuar a testemunhar nossos valores cristãos com confiança e esperança. Senhor, a paz é o fundamento de toda a vida; Dá-nos paz e estabilidade para que possamos viver uns com os outros sem medo, sem ansiedade, com dignidade e alegria. Glória a Ti para sempre.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

† Louis Raphael I Sako Patriarca da Igreja Católica Caldeia

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar