29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igrejas de Roma celebrarão Missas pela eleição do novo Pontífice

Por disposição do Vicariato de Roma, todos os dias desde domingo 17 até a sexta-feira 22 de abril, serão celebradas nas paróquias e Igrejas da cidade a Santa Missa "Pro Eligendo Romano Pontifique".

O Vicariato informou que pedirá que pelo menos uma Missa em cada igreja de Roma seja celebrada "Pro Eligendo Romano Pontifique" até o dia da eleição do sucessor de João Paulo II. Do mesmo modo, serão organizadas horas Adoração Eucarística, Vigílias de oração, Santos Rosários e outras celebrações.

O Vicariato informou que todas as paróquias e Igrejas receberão um livrinho de orações para introduzir na celebração desta Missa durante os dias do Conclave, convidando a cantar o Veni Creator ou algum outro hino ao Espírito Santo.

O principal templo para estas Eucaristias será a Basílica de São João de Latrão. As celebrações terão início neste domingo, 17 de abril, com a Santa Missa Capitular do IV Domingo de Páscoa às 10 da manhã com a oração "Pró Eligendo Romano Pontífice".

No dia seguinte, pela manhã, haverá uma Missa pela mesma intenção na Basílica de São Pedro.

Diversos cardeais não eleitores, bispos e arcebispos presidirão as Missas que se celebrarão nas manhãs e nas tardes. Assim, na terça-feira 19, o Cardeal Giovanni Canestri, Arcebispo emérito de Gênova presidirá a Missa em horário matutino, enquanto a vespertina será celebrada pelo Cardeal Josef Tomko, Prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Na manhã da quarta-feira 20, o Cardeal Ersilio Tonini, Arcebispo Emérito de Ravenna- Cervia será quem preside a celebração. Pela tarde desse mesmo dia, o Cardeal Jorge Maria Mejía, Arquivista e Bibliotecário Emérito de Santa Igreja Romana, será quem irá presidir.

Na quinta-feira, dia 21, pela manhã se oferecerá a Missa presidida pelo Cardeal Georges Marie Martin Cottier, enquanto que à tarde o fará Dom. Luigi Moretti, Vice gerente de Roma.

Finalmente, na sexta-feira 22, na manhã, Dom. Rino Fisichella, Bispo auxiliar de Roma e Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense presidirá a celebração eucarística. Pela tarde o fará próprio o Cardeal Carlo Furno, Arcipreste emérito da Patriarcal Basílica Liberiana de Santa Maria Maior.

Por outro lado, também se informou que todos os responsáveis pelas paróquias e das Igrejas de Roma serão convidados a soar os sinos no momento da eleição no do novo Papa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar