29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Extremistas islâmicos do Boko Haram tomaram duas novas cidades na Nigéria

Imagem referencial. | Domínio Público.

Em meio aos crescentes ataques do Estado Islâmico no Oriente Médio, os também radicais muçulmanos Boko Haram tomaram recentemente pelo menos mais duas cidades em diferentes estados da Nigéria.

O grupo extremista assassinou milhares desde 2009, incluindo pelo menos duas mil pessoas somente em 2014.

Madagali: Cristãos fogem, e uma paróquia é saqueada e depois incendiada

No fim de agosto deste ano, Boko Haram tomou o povoado de Madagali, no estado de Adamawa da Nigéria, forçando o Pe. Aiden Ibrahim a fugir de sua paróquia, conforme informou a Rádio Vaticano em 30 de agosto.

O Pe. Gideon Obasogie, diretor de Comunicações Sociais na Diocese de Maiduguri, que inclui os estados de Yobe, Borno e Adamawa, indicou que a paróquia foi saqueada, destroçada, e logo incendiada.

Enquanto muitos cristãos fugiram da área poucos meses antes do ataque, muitas pessoas que permaneceram na zona foram assassinadas pelos insurgentes, disse o Pe. Obasogie à Rádio Vaticano.

As paróquias em toda a diocese foram continuamente aterrorizadas pelo Boko Haram, forçando os leigos e sacerdotes cristãos a fugirem e a fecharem as Igrejas.

O Pe. Obasogie pediu orações, e consagrou a diocese de Maiduguri aos cuidados maternais de Nossa Senhora do Auxílio dos Cristãos.

De Gwoza a Bama: Aproximando-se da capital do estado de Borno

Só poucos dias antes de tomar Madagali, o grupo islâmico tomou a cidade próxima de Gwoza no estado de Borno e declarou a zona como um califado, um estado islâmico.

Entretanto, informações recentes da BBC e fontes locais indicaram que Boko Haram abandonou Gwoza para ir a Bama, uma cidade com uma população de cerca de 270 mil pessoas, a pouco mais de 80 quilômetros ao norte.

Logo depois de intensas batalhas com o exército nigeriano, o povo foi capturado pelos insurgentes em 1º de setembro, conforme informaram moradores de Bama à BBC.

Enquanto os militares mantiveram os atacantes afastados por um tempo, os terroristas retornaram com reforços e começaram capturando a cidade, começando com as barracas militares.

Apesar de não ter sido ainda confirmado oficialmente pelo exército, o povo teria sido uma captura chave, por ser a maior cidade sob o controle do Boko Haram, e mais um passo para Maiduguri, a capital do estado de Borno.

Milhares fugiram de Bama a pé rumo a Maiduguri em 1º de setembro, enquanto a cidade estava sendo tomada pelos insurgentes.

Boko Haram, que significa "a educação ocidental é pecaminosa", começou a usar a força militar em 2009 para impor a lei islâmica da sharia na Nigéria.

O grupo terrorista teve como alvos as forças da ordem, políticos, minorias cristãs e muçulmanos moderados no norte da Nigéria, predominantemente muçulmano.

Boko Haram conseguiu a atenção internacional em abril deste ano, quando se atribuiu a autoria do sequestro de cerca de 300 meninas escolar.

Muitos países, incluindo a China, França, Reino Unido e Estados Unidos, enviaram assistência militar para ajudar a encontrar as meninas, mas a maioria delas continua desparecida.

As Nações Unidas estimam que os ataque do Boko Haram causaram mais de 470 mil pessoas deslocadas internos, e cerca de 57 mil refugiados.
 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar