30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O Cardeal Filoni é uma pessoa corajosa que ama o Iraque, afirma o Pe. Lombardi

Cristãos refugiados. | Aid to the Church in Need

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, destacou a nomeação do Cardeal Fernando Filoni como enviado do Papa Francisco para socorrer às populações cristãs no Iraque, vítimas das atrocidades do jihadista Estado Islâmico (ISIS).

Em declarações à Rádio Vaticano, o porta-voz afirmou que "o Cardeal Filoni é certamente a pessoa mais indicada como Enviado do Papa ao Iraque e àquela área, porque – como podemos recordar – foi Núncio no Iraque e Jordânia durante seis anos".

"Nos últimos anos do regime de Saddam Hussein, durante a guerra e também nos primeiros anos sucessivos. Durante a guerra, apesar dos bombardeios, ele, fiel e corajosamente, permaneceu em Bagdá, e foi praticamente o único diplomata estrangeiro a permanecer naquela situação durante toda a guerra", recordou o Pe. Lombardi.

Nesse sentido, afirmou que o Cardeal Filoni "é uma pessoa corajosa, uma pessoa que demonstrou seu amor pelas populações do Iraque e da região, com grande dedicação; pode conhecer as situações e participar profundamente dos problemas e dos sofrimentos destas populações".

O Papa Francisco nomeou o Cardeal Filoni como enviado especial no dia 8 de agosto deste ano, isso foi –afirmou o Cardeal-, uma mostra da preocupação "do Papa pela situação destes cristãos" que foram despojados de seus lares e humilhados.

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos disse que é uma viagem complicada e recordou que não é a primeira vez que os cristãos iraquianos sofrem perseguição, pois isso já aconteceu nos últimos 90 anos. "É uma população que leva dentro de si muitos sofrimentos", assinalou.

As perseguições contra os cristãos iraquianos se intensificaram em junho passado, quando o autoproclamado Estado Islâmico tomou a cidade de Mosul obrigando a população a fugir ou morrer se não se convertesse ao Islã ou pagasse o imposto para os não-muçulmanos. O mesmo aconteceu em Qaraqosh, cidade que abrigava o maior número de cristãos.

Por sua parte, o líder caldeu Mark Arabo, denunciou na semana passada que os jihadistas do Estado Islâmico (ISIS), estão decapitando crianças cristãs em Mosul, pendurando os seus pais e estuprando as mulheres, que –informou por outro lado um porta-voz da Media Luna Roja–, são sequestradas e vendidas como escravas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar