27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Prêmio Ratzinger será entregue pela primeira vez para uma mulher

Cardeal Camillo Ruini na apresentação dos Prêmios Ratzinger na Sala de Imprensa do Vaticano | Daniel Ibáñez / Grupo ACI

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI, concederá no dia 22 de novembro o Prêmio Ratzinger pela primeira vez a uma mulher, em sua edição 2014; trata-se da professora francesa Anne-Marie Pelletier, que será premiada junto com o também professor Mons. Waldemar Chrostowski.

Assim o divulgou no último dia 17 de junho o Presidente do Comitê científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini.

Anne-Marie Pelletier desenvolveu trabalhos na área de hermenêutica e de exegese bíblica, além de pesquisar sobre o papel da mulher no cristianismo.

Anne-Marie Pelletier nasceu em 1946. Foi professora de Linguística geral e Literatura comparada na Universidade de Paris X, agora Marne-la-Vallée; além de Teologia do matrimônio no Instituto Católico de Paris (França).

Atualmente ensina Sagrada Escritura e Hermenêutica bíblica na Faculdade Notre Dame do Seminário de Paris. Até 2013 foi professora de ensino bíblico no Instituto Europeu de Ciências das Religiões (IESR). Também pesquisou sobre "Judaísmo e Cristianismo", no Collège des Bernardins, e sobre o mundo monástico. Além disso, é autora de vários livros de hermenêutica e exegese bíblica.

"Pelletier é, portanto, uma personalidade de destaque no catolicismo francês contemporâneo, que combina um merecido prestígio científico e uma grande vitalidade e versatilidade cultural. Possui uma genuína dedicação a causas muito importantes para o testemunho cristão na sociedade", afirmou o Cardeal Ruini.

Por sua parte, Mons. Waldemar Chrostowski nasceu em 1951 Chrostowo, Polônia. É Doutor em Teologia e recebeu o título de professor universitário outorgado pelo presidente da Polônia. É redator geral da revista ''Collectanea Theologica'' e preside a associação de biblistas poloneses.

Sua produção tanto científica como de divulgação é muito ampla e nela se destacam: "Profetas frente à história. A interpretação da história de Israel em Ezequiel 16,20 e 23 e a sua reinterpretação na Bíblia dos Setenta", os dois volumes de "O Jardim do Éden. Testemunho da diáspora assíria e diáspora assíria dos israelitas", "Deus, Bíblia, Messias", "A Igreja, os Judeus, Polônia".

Além disso, ensina na Faculdade de Teologia da Academia de Varsóvia, na Universidade Cardeal Stefan Wyszynski e em diversos ateneus e seminários.

"Monsenhor Chrostowski está comprometido no diálogo católico-judeu e polonês-judeu e foi durante muito tempo membro da comissão do episcopado polonês para o diálogo com o judaísmo. Une ao rigor científico, a paixão pela Palavra de Deus, o serviço à Igreja e a preocupação para com o diálogo inter-religioso", destacou o Cardeal Ruini.

O Prêmio Joseph Ratzinger é uma homenagem que desde 2011 reconhece àqueles estudiosos que se sobressaíram por suas atividades de pesquisa científica no âmbito teológico.
 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar