29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

“Quasimodistas" no Chile levam o Corpo de Cristo aos doentes

No marco da tradicional Festa do Quasimodo, milhares de “quasimodistas” que conformam mais de 150 agrupamentos, acompanharão este segundo domingo da Páscoa aos ministros da Eucaristia que levarão a comunhão aos doentes chilenos.

Esta festa é uma expressão de religiosidade popular muito arraigada na zona central do Chile cuja origem se remontam à época da Colônia. Trata-se de uma celebração única no mundo católico e foi definida pelo Papa João Paulo II como um "verdadeiro tesouro do povo de Deus".

A palavra Quasimodo procede do latim “Quasi modo”, que significa “Ao modo de”, e corresponde às primeiras palavras da antífona de entrada da Missa do segundo domingo de Páscoa.

Este ano, em um ambiente de gozo e especialmente animada pelo Ano da Eucaristia, sai-a a percorrer ruas e caminhos para levar a comunhão aos lares onde se encontram os doentes que não puderam receber a comunhão no dia de Páscoa.

Para este dia em que se celebra ou se “corre Quasimodo”, as distintas associações de quasimodistas de todo o país, preparam-se com meses de antecipação, pondo em condições suas cavalgaduras, trajes, carretas, carros, bicicletas e outros veículos, nos que com cantos religiosos acompanham aos lhe celebrem a levar o Muito santo até os doentes, em uma ação conjunta de serviço e solidariedade com o que sofre.

Atualmente, estima-se que há mais de cem mil quasimodistas, agrupados em aproximadamente 150 quasimodos. Alguns dos elementos que usam são o lenço na cabeça, e a capa, tirada da vestimenta sacerdotal, que substitui ao "poncho", em sinal de estar revestidos para um serviço à Igreja. Ambos os objetos são normalmente de cor branca com desenhos da Cruz, hóstia, cálice, e outras imagens religiosas.

Também levam durante o percurso a Cruz que preside a procissão; o Pálio para dignificar ao Santíssimo, as bandeiras do Chile e da Santa Sé, os estandartes dos diferentes Quasimodos; e o sino, para proclamar e anunciar a chegada e passagem do Santíssimo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar