2 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cardeal espanhol aos judeus: Defendamos juntos os valores que compartilhamos

Cardeal Antonio María Rouco Varela. | Grupo ACI

O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela, inaugurou a Reunião do Comitê Internacional de Relações entre Católicos e Judeus, que acontece em Madri até o dia 17 de outubro, onde convidou "a potencializar nossa ação conjunta em favor do bem comum e a defesa e promoção dos valores que compartilhamos".

A Reunião do Comitê Internacional de Relações entre Católicos e Judeus é o órgão oficial de contato entre a Igreja e a comunidade judia. Estas reuniões se celebram desde 1970 em diferentes lugares do mundo. Nesta ocasião a cidade escolhida foi Madri e o tema é "Desafios para a fé nas sociedades contemporâneas".

Seu objetivo é fomentar o trabalho conjunto nos âmbitos da ação social e o antissemitismo, tratando temas como a família, a educação, os direitos humanos, a ecologia, a justiça e a caridade, a liberdade religiosa.

Por isso, o também Arcebispo de Madri assistiu ao início destas reuniões em sua qualidade de Presidente da CEE.

Em seu discurso inaugural o Arcebispo de Madri destacou a importância que a Espanha tem para a comunidade judaica, tanto em uma perspectiva histórica, como cultural. E é que, conforme destacou o presidente da Conferência Episcopal Espanhola "a esta terra se sentem ligados muitos judeus que hoje vivem em diferentes partes do mundo e alguns, embora não a tenham pisado nunca, continuam falando uma língua muito parecida com a nossa de hoje e guardam por tradição familiar as chaves das casas das que eram proprietários antes da expulsão".

"Desejaria que esta reunião possa servir para fortalecer os laços de amizade e colaboração entre a Igreja na Espanha, especialmente entre a Conferência Episcopal Espanhola e a comunidade judaica da Espanha e a potencializar nossa ação conjunta em favor do bem comum e a defesa e promoção dos valores que compartilhamos em âmbitos tão importantes como a justiça social, a família, a educação no respeito dos princípios religiosos e morais dos pais, a liberdade religiosa", declarou o Cardeal Rouco Varela.

O Cardeal destacou a importância da declaração Nostra aetate que se fez durante o Concílio Vaticano II e que fala sobre a relação da Igreja com outras religiões não cristãs. "Este documento deu um impulso decisivo e irreversível às relações entre a Igreja e a comunidade judaica, levando a superar muitos preconceitos e incompreensões do passado", destacou.

Disse que este tipo de encontros constitui um âmbito privilegiado para experimentar o vínculo especial que une os católicos e judeus, "misteriosamente enraizado no eterno plano de salvação de Deus para toda a humanidade, como o definiram João Paulo II e Bento XVI".

O tema eleito para esta reunião fala dos desafios para a religião nas sociedades contemporâneas que, conforme disse o Cardeal "em grande parte são comuns para a Igreja e a comunidade judaica".

O Cardeal Rouco Varela também lembrou a recente beatificação de 522 mártires da perseguição religiosa que ocorreu na Espanha. Assinalou que na Europa durante o século XX também aconteceram muitas outras perseguições, como na antiga União Soviética. Ainda hoje, "continua acontecendo em diferentes escalas em muitos países onde não se respeita a liberdade religiosa e o caráter sagrado de cada pessoa humana", denunciou.

Nesse sentido lembrou que "também o povo judeu sofreu no século passado a espantosa desgraça do holocausto, a Shoah, -um verdadeiro genocídio!- cuja causa profunda, junto ao antissemitismo que temos que lutar por erradicar em todas as suas formas, temos que busca-la na negação radical de Deus que conduz a um não dissimulado desprezo do homem, que é sempre sua criatura independentemente de sua condição social, raça e religião".

Finalmente, o Cardeal expressou seu desejo de que "esta importante reunião do organismo oficial de contato entre a Igreja e a comunidade judaica mundial ajude todos a discernir esses desafios que nos são comuns e a encontrar os modos mais adequados para assumi-los e superá-los positivamente".

Na reunião participam pela parte católica, entre outros, o Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; o Cardeal Antonio María Rouco Varela, Arcebispo de Madri; o Cardeal Lluis Martínez Sistach, Arcebispo de Barcelona.

Também Dom Brian Farrell, secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Dom Giacinto Marcuzzo, Bispo Auxiliar e Vigário Patriarcal para Israel; o Arcebispo de Toledo e Primado da Espanha, Dom Braulio Rodríguez; o Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez; e o Custódio da Terra Santa, Dom William Murphy.

Pela parte judia estão presentes, entre outros, Betty Ehrenberg, Isaac Querub, os rabinos Martin Budd, David Sandmel, David Rosen, David Berger.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar