30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Dom Orani dá boas-vindas aos peregrinos da JMJ Rio2013


A abertura oficial da 28° edição da Jornada Mundial da Juventude aconteceu nesta terça-feira, 23, no início da noite, às 19h30. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta deu as boas-vindas aos peregrinos, “durante estes dias, aqui será a casa de todos vocês! Vocês estão fazendo parte de nossa família nesse belo e importante momento da história!”, exclamou.

“Este tempo é de estar com o Senhor Jesus Cristo para viver como seu discípulo. Essa nossa experiência terá como consequência o entusiasmo missionário! Ir e fazer discípulos!”, assim o Cardeal iniciou seu discurso. A celebração teve a participação de sete bispos auxiliares e cerca de 1500 religiosos, entre cardeais, bispos e sacerdotes.

Na missa, a primeira leitura (I Samuel 3, 3b-19.10) foi em espanhol, já o salmo e o evangelho foram lidos em português e a segunda leitura em inglês.

Mais cedo, às 18h, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos em Copacabana. Os símbolos já estavam no Brasil desde 2011 e ao longo da preparação para a Jornada, passaram por 250 dioceses de todos os estados do país.

O discurso do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, demonstrou a grande alegria da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em acolher esta edição da Jornada Mundial da Juventude 2013. “Nesta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, viva e jovem. Todos os caminhos para cá nos conduzem. Vocês vieram de diferentes partes do mundo para juntos partilharmos a fé e a alegria do discipulado”, disse aos peregrinos.

E exaltou a juventude, “o entusiasmo juvenil por todos os cantos demonstram o rosto do jovem cristão (...), somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo. Tenho certeza de que vocês farão isso em suas cidades e seus países. O mundo necessita de jovens como vocês!”.

Durante a homilia o cardeal destacou o chamado de Jesus para todos e que esta resposta deve vir com prontidão, “andem por esta cidade, testemunhem Jesus Cristo, comprometam-se com o mundo novo, contagiem a todos com a alegria e a paz de Cristo, como sentinelas da manhã, trabalhando na renovação do mundo à luz do plano de Deus”, pediu.

E finalizou: “Hoje, ao iniciarmos a Jornada, o Cristo Redentor nos diz ‘Venham, meus amigos’! Durante a Jornada, aprenderemos a dizer ‘Fala, Senhor, que teu servo escuta’! E ouviremos cada vez mais o Senhor a nos dizer: ‘Sejam missionários’. ‘Ide e fazei discípulos entre as nações’! E todos nós responderemos: ‘Eis-nos aqui, Senhor, envia-nos! ’”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar