5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O Papa destaca testemunho de santidade de Cardeal preso 13 anos no Vietnã

Papa Francisco

Com ocasião da clausura da fase diocesana da causa de beatificação do Servo de Deus Cardeal Francisco Javier Van Thuan, que esteve preso 13 anos no Vietnã, o Papa Francisco destacou que "sua fama de santidade se estendeu através do testemunho de tantas pessoas que o conheceram e conservam no coração o seu doce sorriso e a grandeza de sua alma".

  Aos presentes, que viajaram de diversos lugares do mundo com motivo desta celebração, o Papa lhes assegurou que "sua alegria é minha alegria, demos graças a Deus!".

O Papa agradeceu o trabalho de "todos os que participaram deste serviço que é para a glória de Deus e de seu Reino", entre eles o Postulador da causa, Dr. Waldery Hilgeman, e seus colaboradores, assim como o Tribunal Diocesano e a administração competente do Vicariato, a Comissão Histórica.

O Santo Padre também agradeceu ao "Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, onde a memória do cardeal Van Thuan, uma testemunha da esperança, ainda está viva e é mais que uma lembrança, é uma presença espiritual que continua trazendo sua bênção".

O Cardeal Francisco Javier Van Thuan foi Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz desde 1998 até seu falecimento em 2002, logo depois do qual foi sucedido pelo Cardeal Peter Turkson.

"Muitas pessoas foram edificadas pelo encontro com o Servo de Deus Francisco Javier Nguyen Van Thuan, em diferentes momentos de suas vidas", indicou o Papa.

"Muitos o conheceram através de seus escritos simples, mas profundos, mostrando sua alma sacerdotal, bem unido Àquele que o tinha chamado a ser um ministro de sua misericórdia e de seu amor".

O Santo Padre pediu que "damos graças ao Senhor por este venerável irmão, o filho do Oriente, que finalizou a sua viagem terrestre no serviço ao Sucessor de São Pedro".

"Confiamos à intercessão da Virgem Maria a continuação desta causa, assim como todas as outras que se encontram atualmente em curso. A Virgem nos ajude a viver cada vez mais em nossas vidas a beleza e a alegria da comunhão com Cristo", assinalou.

O cativeiro do Cardeal Van Thuan

O Cardeal Van Thuan nasceu em 17 de abril de 1928. Foi durante oito anos o Bispo de Nhatrang, e por uns meses bispo ajudante de Saigón, Vietnã. Em 23 de abril de 1975 o exército comunista chegou a Saigón, tomou o poder, acusou o Bispo de fazer parte de um complô entre o Vaticano e o imperialismo para organizar a luta contra o regime comunista, e três meses depois, dia da Assunção da Virgem, 15 de agosto de 1975, foi preso.

Durante seus anos de prisão, o Cardeal Van Thuan aproveitou para imitar a São Paulo e escrever cartas aos fiéis, também chegou a ser muito estimado entre seus captores, a quem ensinava idiomas. Depois de 13 anos de prisão, 9 dos quais passou em uma cela de isolamento, foi liberado e exilado do país. Chegou a Roma e começou a trabalhar na Cúria Romana. Em 1998 foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz. Em fevereiro de 2001 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II e morreu a causa do câncer em 16 de setembro de 2002.

 

 

 

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar