30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Organização católica promove campanha para que Francisco presida a beatificação de 500 mártires espanhóis

A Associação Enraizados, uma voz católica na vida pública, começou uma campanha através do da sua página Web ‘www.enraizados.org’ para pedir ao Papa Francisco que presida em Tarragona (Espanha), no próximo dia 13 de outubro, a beatificação dos mais de 500 mártires da perseguição religiosa do século XX.

A eleição do lugar, conforme explicou a Conferência Episcopal Espanhola se deve a que a sede escolhida conta "com uma grande historia de fé cristã e martirial, pois os protomártires hispanos são o bispo de Tarragona, Fructuoso, e seus dois diáconos Augúrio e Eulogio". Além disso, nesta ocasião, 147 mártires dos que serão beatificados são de Tarragona, entre eles o que foi Bispo Auxiliar da Diocese, Dom Manuel Borrás e 66 sacerdotes diocesanos.

"A cifra é impressionante. Podemos ter uma ideia se pensamos que esta cifra supõe o 98% do clero que atualmente presta seus serviços nas Paróquias da Diocese de Tarragona: foi um autêntico extermínio do clero", aponta o presidente de Enraizados, José Castro Velarde.

Neste sentido, na carta que a Associação enviará ao Papa Francisco, indica-se que esta beatificação confirmará os católicos "na disposição ao martírio que todo seguidor de Cristo deve ter" e permitirá "solidarizar-se com os irmãos que atualmente sofrem qualquer tipo de perseguição ou discriminação por causa de sua fé em Cristo em qualquer parte do mundo".

No momento, tanto o Príncipe Felipe como o presidente do Governo, Mariano Rajoy convidaram Francisco para visitar a Espanha. Também o Arcebispo de Tarragona, Dom Jaime Pujol, quando viajou a Roma para participar da Missa de início do Pontificado, entregou ao Papa uma carta convidando-lhe a presidir a cerimônia de beatificação.

Em matéria de beatificações, o Papa Francisco já assinou o Decreto de Beatificação de 58 novos mártires espanhóis. Trata-se do Bispo de Jaén, Dom Manuel Basulto Jiménez, e cinco companheiros; José Máximo Moro Briz e quatro companheiros sacerdotes da Diocese de Ávila; Joaquín Jovaní Marín e 14 companheiros da Sociedade de Sacerdotes Operários Diocesanos; e o sacerdote capuchinho Andrés de Palazuelo junto com 31 companheiros.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar