28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Falece bispo chinês que viveu a repressão da "revolução cultural"

No dia 22 de março faleceu aos 99 anos Dom Thomas Qian Yurong em Xuzhou, província do Jiangsu (China Continental), por causa de uma infecção pulmonar. Em sua vida experimentou a repressão contra a Igreja iniciada pela "revolução cultural" de Mao Tse Tung.

Proveniente de uma família de antiga tradição católica, o Prelado nasceu no Condado de Tongshan em 1914. Foi ordenado sacerdote em 1954 e em 15 de novembro de 1959 recebeu a ordenação episcopal. Por sua saúde frágil, se retirou do ministério pastoral em 2011.

Conhecido por sua fé simples e pelo esforço em recuperar as propriedades da Igreja, Dom Qian durante a guerra Chino–japonesa, salvou e cuidou de um soldado gravemente ferido, dando refúgio para ele em uma igreja até a sua recuperação. Durante a revolução cultural Chinesa foi forçado a trabalhar por 20 anos em uma fábrica de produtos químicos.

Conforme informa a agência Fides, Dom Qian era muito ativo no trabalho de formação dos sacerdotes, religiosos e religiosas.

O Bispo de Xuzhou, Dom John Wang Renlei, presidiu o funeral na Catedral do Sagrado Coração de Jesus no último dia 28 de março, Quinta-feira Santa.

Atualmente a Diocese de Xuzhou, localizada ao norte da província de Jiangsu, conta com uma dúzia de sacerdotes e mais de 20 religiosas que atendem a 25 mil fiéis em sete Igrejas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar