5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco é acusado de odiar as mulheres por uma falsa notícia publicada no Yahoo

O então Cardeal Bergoglio e agora Papa Francisco lavando os pés a uma mãe com seu bebê

Nos dois últimos dias se difundiu nas redes sociais diversas lendas negras sobre o Papa Francisco, uma delas o acusa de ter dito no ano 2007 que "as mulheres são naturalmente ineptas para exercer cargos políticos", uma frase que nunca pronunciou e foi inventada por um usuário anônimo do site Yahoo Respostas.

Ante a avalanche de injustas críticas que recebeu o Papa por declarações que nunca disse, o autor do blog Contando Estrelas rastreou a origem das acusações e encontrou que estas declarações foram atribuídas ao então Cardeal Jorge Bergoglio faz seis anos por um usuário do site Yahoo Respostas identificado com o pseudônimo de "Bumper Crop (falta muito)" que a sua vez disse que as conseguiu da agência oficial argentina Télam, onde não há nenhum registro desta informação.

O blogueiro católico Elentir publicou sua explicação em um post titulado "Difundem na rede um boato misógino para desprestigiar o Papa Francisco".

Antes de 13 de março de 2013, o dia da eleição do Papa Francisco, "não há nem rastro dessas declarações na rede, salvo no chamado enlace do fórum Yahoo Respostas. Se os meios argentinos tivessem publicado algo da agência oficial Télam contendo umas declarações abertamente misóginas de um arcebispo, não poucos meios de esquerda argentinos, fóruns, blogs, etc., a teriam propagado e teriam montado um escândalo".

"Mas nada: nem rastro antes do dia de ontem, que foi quando se fez a rápida e maciça difusão do boato (notícia falsa). De fato, na página web da agência Télam também não há nenhum rastro dessas declarações".

Na quarta-feira 13, uma organização ateia mexicana difundiu no Facebook a falsa notícia entre seus seguidores, conseguindo que a imagem da página com as declarações inventadas fosse compartilhada milhares de vezes.

Além disso, o jornal costa-riquenho El Pais "repercutiu o boato da Internet sem procurar comprová-lo, saltando a mais elementar ética jornalística e limitando-se a dizer que se tratava de ‘um cabo atribuído à agência estatal argentina de notícias, Télam’, que circulava pela Internet".

O blogueiro afirma finalmente que "estes boatos não só deixam em evidência a falta de escrúpulos de seus autores na hora de atacar à Igreja Católica, como também a rápida propagação destas mentiras entre os meios esquerdistas e laicistas que demonstra que alguns estão dispostos a engolir qualquer coisa que alimente seu ódio contra os católicos".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar