28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O Natal uma festa para os jovens: Concurso Literário de Histórias de Natal chega ao fim de sua X edição

Prof. Martín Ugarteche (dir.) e alguns dos premiados no X concurso Histórias de Natal

No último 21 de dezembro na cidade de Petrópolis (RJ) foram revelados os nomes dos vencedores do X Concurso Literário Histórias de Natal, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã que nesta edição abordou a temática da JMJ Rio 2013:  “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Os ganhadores das três categorias do concurso (crianças, jovens e adultos), procedem de diferentes cidades brasileiras.

A cerimônia de encerramento e a premiação aos autores, uma verdadeira festa cultural natalina, aconteceu na Casa Cláudio de Souza, ponto de referência cultural da cidade por ser a sede da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Histórico de Petrópolis e da Academia Brasileira de Poesia. Além da leitura de trechos dos contos finalistas pelos próprios autores, professores da Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis, apresentaram músicas tradicionais natalinas.

O Prof. Dr. Paulo Machado, presidente da Academia Petropolitana de Letras e membro do júri do Concurso, parabenizou a iniciativa do Centro de Estudos Culturais e do Movimento de Vida Cristã, sobretudo pela promoção de futuros escritores entre jovens e crianças.

O Prof. Ms. Martín Ugarteche Fernández, membro do Movimento de Vida Cristã (MVC) e diretor presidente do Centro de Estudos Culturais no Brasil, afirmou que “o grande objetivo de Histórias de Natal é lembrar que Deus é real, que é uma Pessoa que vem ao nosso encontro e que essa é uma das grandes mensagens do Presépio. O Senhor Jesus é realmente Deus conosco, Deus feito homem”.

Em sua décima edição, o Concurso Histórias de Natal teve por tema a mesma temática da JMJ Rio 2013 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Dessa maneira, os organizadores quiseram contribuir na preparação para esse grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Bento na cidade do Rio de Janeiro em julho do próximo ano.

Os vencedores das três categorias foram: Letícia de Andrade Silva (“O Natal, uma festa para os jovens”), João Víctor Pinto Foster (“A noite mágica”) e Jessica Barcellos Bastos (“Filho e filha”). A diversidade na procedência dos cinco finalistas de cada categoria reflete a projeção nacional do Concurso Histórias de Natal, que nasceu em Petrópolis, cidade de uma rica tradição cultural, no ano 2003.

Em entrevista a ACI Digital, o Prof. Ugarteche assinalou: “Estamos muito contentes por esses dez anos deste projeto de evangelização da cultura, que busca resgatar o sentido autêntico do Natal. A Casa Cláudio de Souza, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, é realmente um marco para a realização deste evento. A leitura feita dos contos natalinos, pelos próprios autores, assim como as músicas de Natal que hoje cantamos diante do Presépio, crianças, jovens e adultos, com força e ternura, nesta casa da Cultura, foram realmente o mais intenso da jornada, o sentido principal pelo qual trabalhamos ano a ano por um Natal mais cristão”.

Em 2013 o Centro de Estudos Culturais publicará um livro, as obras mais destacadas das últimas edições do Concurso Histórias de Natal. Uma primeira compilação já foi publicada no ano 2006.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar