27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Expulso do estado clerical sacerdote que apoia ordenação de mulheres nos EUA

Roy Bourgeois na "Missa" de 2008 de "ordenação" de uma mulher

O Vaticano decidiu expulsar Roy Bourgeois da ordem dos Padres Maryknoll assim como do estado clerical, devido à sua persistente desobediência e constante apoio à ordenação sacerdotal de mulheres nos Estados Unidos.

A decisão de 4 de outubro da Congregação para a Doutrina da Fé o libera de suas promessas sacerdotais e de seus votos como religioso na congregação à qual pertencia.

No dia 8 de agosto de 2008, o ex-sacerdote Bourgeois pronunciou uma homilia em uma "ordenação sacerdotal" feminina. Sua participação neste evento rendeu-lhe a excomunhão imediata.

"Com paciência, a Santa Sé e a Sociedade Maryknoll alentaram a sua reconciliação com a Igreja Católica", assinala um comunicado dos Maryknoll com data de 19 de novembro.

"Em vez disso o Sr. Bourgeois optou por continuar sua campanha contra os ensinamentos da Igreja Católica em ambientes seculares e não católicos. Ele o fez fez sem permissão dos bispos dos Estados Unidos e ignorando a sensibilidade dos fiéis em todo o país".

O texto assinala ademais que "a desobediência e a predicação contra a doutrina da Igreja Católica sobre a ordenação de mulheres levou à sua excomunhão, afastamento e expulsão do estado clerical".

Em julho de 2011 o exsacerdote foi advertido que seria expulso dos Maryknoll a não ser que depusera sua "atitude desafiante" contra a Igreja Católica em relação à ordenação de mulheres.

Em 8 de agosto, Bourgeois respondeu em uma carta assinalando que o ensinamento católico sobre a ordenação só de homens "desafia a fé e a razão" e "está enraizada no sexismo". "Não me retratarei", assinalava.

Logo depois desse intercâmbio de cartas, seu caso passou à Congregação para a Doutrina da Fé, que agora decidiu expulsar Bourgeois do estado clerical.

"O Sr. Bourgeois livremente optou por suas perspectivas e ações e todos os membros da Sociedade Maryknoll estamos entristecidos por não ter chegado à reconciliação", indica o comunicado da congregação religiosa dos Padres Maryknoll.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar