28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arquidiocese de São Luís do Maranhão ordena primeira turma de diáconos permanentes em 400 anos de história

No dia 24 de novembro, sábado, a partir das 17 horas, acontecerá no Ginásio Castelinho a ordenação da primeira turma de diáconos permanentes, em 400 anos de história da Igreja Católica de São Luís. A data marca o final do Ano Jubilar na Arquidiocese, o encerramento do ano  litúrgico católico e integra os eventos programados para a comemoração do quarto centenário de anúncio do Evangelho na capital maranhense. A expectativa é reunir aproximadamente dez mil fiéis para a ordenação dos 31 futuros diáconos.

A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José da Silva Belisário e concelebrarão com ele, Dom José Carlos Chakorowski, bispo auxiliar, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, arcebispo de Teresina (PI), Dom Xavier Giller, bispo emérito de Viana e ainda o diácono Zennon Konzen, Presidente Nacional da Comissão de Diáconos Permanentes do Brasil.

Ao todo serão 31 leigos, indicados pelos párocos de suas respectivas paróquias, e que durante quatro anos receberam a formação teológica necessária para desempenhar as funções de diáconos permanentes. Entre eles, quatro são militares pertencentes a Capelania Militar Católica (dois da Polícia Militar, um bombeiro e um cabo do exército). Os demais são leigos engajados no serviço da Igreja, que vivem sua  profissões. Na turma é possível encontrar, por exemplo: Motoristas, Promotores de Justiça, , professores, veterinários, advogados, contadores e bioquímicos.

“A decisão de formar a primeira turma surgiu com a vinda do Dom José Belisário para Arquidiocese de São Luís e também a vinda do Diácono Raimundo Neto, que veio morar em So Luís e apresentou o projeto para o Arcebispo. No dia 18 de março de 2008 foi tomado a decisão da criação da primeira Escola Diaconal, responsável pela formação dos diáconos, que recebeu o nome de Escola Diaconal São Francisco de Assis” explicou o diaconando Renato Fontoura, um dos integrantes da turma.

Com a ordenação diaconal destes 31 católicos engajados as dez Foranias de São Luís ganham um grande auxílio na evangelização e no trabalho de orientação pastoral, afirma a nota de imprensa da Arquidiocese enviada à redação de ACI Digital.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar