29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos europeus denunciam "desprezo sistemático" aos cristãos

Os participantes na Assembléia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais Européias que se celebrou desde o dia 27 até 30 de setembro, denunciaram as "atitudes de desprezo sistemáticas" para com os cristãos e pediram às "culturas seculares" que não olhem com receio à mensagem cristã.

"Perguntamo-nos sobre a finalidade das atitudes de desprezo incômodo e sistemático para com a doutrina cristã e a fé e, portanto, para com os cristãos, que às vezes levam à discriminação e instigação ao ódio", sublinham na mensagem aprovada por todos os membros da assembléia.

Conforme apontam, a voz dos cristãos é considerada "incômoda" por alguns que "acusam-na de intolerância e obscurantismo", mas remarcam que, em realidade, "é percebida como perigosa porque é uma voz livre, inflexível ante interesses particulares e não disposta a ceder à chantagem".

Concretamente, os bispos europeus estão preocupados com as "sérias circunstâncias" que enfrentam, segundo foram informados, os católicos da Bosnia Herzegovina. Por isso, asseguram que vão acompanhar a sua situação "com grande atenção e espírito de solidariedade, com a esperança de assegurar sua liberdade".

No contexto europeu, no qual reconhecem "os sérios desvios do 'deixai fazer' econômico e do liberalismo ético", chamam ao "total respeito e abertura ao diálogo sem nenhum prejuízo nem arrogância". "Os cristãos sentem sua responsabilidade como cidadãos e estão dotados de um patrimônio de verdade que foi provado durante 2.000 anos de serviço, bondade e civilização", assinalam.

A Assembléia também deu uma especial atenção às perseguições contra os cristãos no mundo. Assim, reiterou sua "proximidade às igrejas perseguidas" e reclamou à comunidade internacional que fale "claro" para que "a liberdade religiosa seja respeitada e promovida sempre em todo lugar".

Finalmente, debateram sobre o Observatório de Discriminação e Intolerância contra os cristãos na Europa e expressaram sua "forte desaprovação sobre uma série de acontecimentos graves que, em qualquer lugar que ocorram, mostram um retrocesso da cultura e da sociedade que contradiz seus supostos objetivos e propósitos".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar